4 das maiores rivalidades do futebol mundial

10/03/2021 às 09:002 min de leitura

Sendo o esporte mais popular do mundo, o futebol é repleto de disputas acirradas em vários cantos do planeta. Esses grandes confrontos históricos, por consequência, acabam carregando uma enorme gama de paixão, tradição, rivalidade e até mesmo temas que ultrapassam as fronteiras futebolísticas.

Então, confira alguns confrontos que podem ser considerados as maiores rivalidades do futebol mundial!

1. Celtic x Rangers - Escócia

(Fonte: Reuters/Reprodução)(Fonte: Reuters/Reprodução)

Chamado de Old Firm, o confronto entre os times escoceses Celtic e Rangers envolve diversas disputas dentro e fora de campo. Marcado por grandes confusões, o clássico de 132 anos ganhou grandes proporções pelo seu envolvimento religioso. Enquanto o Celtic é um time ligado ao catolicismo, o Rangers possui um passado protestante. 

Em 1971, porém, um desastre colocou uma pequena trégua nas brigas. Marcado como o "Desastre de Ibrox", um incidente envolvendo a saída das torcidas após um dos clássicos deixou 66 mortos e mais de 200 feridos.

2. Boca Juniors x River Plate - Argentina

(Fonte: Boca Juniors/Divulgação(Fonte: Boca Juniors/Divulgação

Os hermanos não poderiam ficar de fora dessa lista com o confronto centenário entre Boca Juniors e River Plate. O "Superclássico da Argentina" envolve muita paixão, briga e disputas acirradas até o último minuto. 

A rivalidade é tão grande que quando se encontraram na final da Copa Libertadores de 2018, as equipes tiveram que realizar o jogo de volta no Estádio Santiago Bernabéu, na Espanha, após uma enorme confusão entre torcedores na partida agendada para o dia 24 de novembro no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

3. Barcelona x Real Madrid - Espanha

(Fonte: EFE)(Fonte: EFE)

Multicampeões e dois dos clubes mais imponentes na Europa, Real Madrid e Barcelona são exemplos de bom futebol e farta rivalidade exibida durante todas as edições do El Clásico. 

Além de representar a divisão política e histórica entre catalães e espanhóis, por muito tempo os clubes tiveram em campo os dois maiores jogadores da última geração: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

4. Millwall x West Ham - Inglaterra

(Fonte: Felipe Rocha/Globo Esporte(Fonte: Felipe Rocha/Globo Esporte

Por mais que nenhuma das duas equipes tenham a mesma expressividade que já tiveram, o clássico inglês entre Millwall e West Ham possui mais de 120 anos de tradição e envolve muito ódio e amor entre as torcidas envolvidas.

Para se ter ideia da importância do clássico, o confronto virou enredo do filme Hooligans (2005), protagonizado pelo ator Elijah Wood. O longa fala sobre a brutalidade das brigas de rua provocadas pelas torcidas organizadas e o ambiente de festa criado nos pubs locais nos dias de jogo.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: