Por que cachorros gostam tanto de lamber vidros?

18/04/2021 às 05:002 min de leitura

Quem tem um ou mais animais de estimação sabe que eles podem apresentar comportamentos bem peculiares. Como, por exemplo, o costume inusitado de muitos cachorros de lamber janelas ou mesas de vidro. Mas qual é o motivo de adorarem "degustar" as vidraças que não possuem sabor nenhum?

Por que cachorros lambem vidro?

De acordo com Kenny Lamberti, que já foi diretor de engajamento estratégico do Departamento de Animais de Companhia da Humane Society, estas lambidas são parte de um comportamento canino normal, que pode servir para limpar os pelos, mantê-los calmos e até mesmo aliviar o estresse.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Então, em momentos de muita ansiedade ou tédio, os cães realizam essa ação como uma forma de deslocamento - um mecanismo de defesa mental inconsciente que transfere uma reação emocional para um objeto ou pessoa. Outras atividades que são exemplos deste mecanismo incluem mastigar itens excessivamente ou girar sem parar (mais conhecido como caçar o próprio rabo).

E assim que um cachorrinho começa a utilizar este deslocamento, isso pode se tornar algo compulsivo - ou seja, os vidros da sua casa podem se tornar o "picolé" favorito de seu companheiro de quatro patas.

Mas é óbvio que isso não acontece só dentro do lar. Ao viajarem de carro, as lambidas que deixam as janelas todas babadas são uma resposta para aliviar a ansiedade transitória de estar em um ambiente em constante mudança.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Como ajudar a aliviar o estresse e o tédio

Nesta época de pandemia, muitas pessoas não estão conseguindo sair para passear com seus cachorros, e alguns podem estar se tornando verdadeiros gourmets de vidros, ou até destruindo controles remotos e sapatos favoritos dos donos.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Uma forma de ajudar a compensar o tédio e a falta de atividades físicas é tentar separar alguns minutinhos todos os dias para brincar com eles, e também fazer uma rotação dos brinquedinhos disponíveis para o seu peludinho - um jeito divertido de tirá-lo da rotina. 

Porém, vale ressaltar que se o hábito de lamber janelas se tornar algo excessivo, é preciso levar seu animal para o veterinário, pois isso pode apontar um problema neurológico.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: