'Big Bertha': a temida arma alemã da Primeira Guerra Mundial

15/04/2021 às 04:002 min de leitura

A década de 1850 foi um período marcado pelo avanço da tecnologia no desenvolvimento de armas, onde aconteceu a primeira corrida armamentista entre as nações, principalmente na criação de artilharias de cerco – armamento pesado projetado para bombardear fortificações, cidades e outros tipos de alvos fixos. Foi nessa época em que os obuses, uma espécie de canhão de tiros de longa distância, foram aprimorados.

Em resposta a esse tipo de criação, países fortificaram suas fronteiras, por isso Helmuth von Moltke, o Velho, então Chefe do Estado-Maior do Império Alemão, desejava algo que conseguisse romper os fortes franco-belgas. Muito embora a artilharia que eles possuíam tivesse sido eficaz durante a Guerra Franco-Prussiana, com um obus de campo de 21 centímetros – o mais poderoso do exército –, elas não seriam páreas para as novas fortificações. Então, ele solicitou que fossem feitas armas mais poderosas que aquela.

Em 1890, a Comissão de Testes de Artilharia (APK), em parceria com a fábrica de metal e armamento Krupp AG, apresentaram para o líder o obus Beta-Gerät, porém ainda não era o suficiente para destruir os fortes franceses.

Construindo Bertha

(Fonte: Britannica/Reprodução)(Fonte: Britannica/Reprodução)

Após muitos anos de testes e armas que foram criadas e descartadas, no outono de 1911, a Krupp e a APK conseguiram desenvolver um obus com rodas que pesava 42 toneladas chamado Minenwerger-Gerät (M- Gerät). Ele possuía um alcance de disparo de quase 10 quilômetros em seu cano de 5 metros de comprimento, que lançava projéteis de 1 tonelada. Foram realizados testes de mobilidade da arma em dezembro de 1913 para que ela estivesse pronta para combate até outubro do ano seguinte.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

No início da Primeira Guerra Mundial, a arma foi apelidada pelos soldados alemães de "Big Bertha", em homenagem a Dicke Berta, a chefe da família e das indústrias Krupp. Com o fim da Batalha de Ligège, o nome ganhou a mídia alemã e se tornou tão popular que todo o tipo de artilharia pesada, especialmente canhões e obus, foi chamada pelo nome.

"Big Bertha" foi usada ostensivamente pelo exército alemão nos estágios iniciais da Primeira Guerra Mundial, conseguindo destruir os fortes belgas e franceses com sua artilharia de grosso calibre. A arma construiu uma reputação de poder, e o seu nome a precede.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: