'Chessboxing': o esporte inusitado que combina luta e xadrez

01/06/2021 às 03:002 min de leitura

Em 1992, o artista holandês Iepe Rubingh teve a ideia de criar um novo esporte fundindo duas disciplinas incomuns entre si: o xadrez e o boxe. A ideia surgiu partir do que ele viu na revista em quadrinhos de Enki Bilal, que retrata um campeonato mundial de Chessboxing ("Xadrez-Boxe"). A história surgiu a partir do conceito desenvolvido pela primeira vez no filme de kung fu de 1979 chamado Mystery of Chessboxing, dirigido por Joseph Kuo.

Também acredita-se que Rubingh tenha se inspirado no hábito dos irmãos Robinson, que jogavam uma partida de xadrez um contra o outro após um treino em seu clube de boxe no final da década de 1970, em Londres. 

Na versão em quadrinhos, porém, os oponentes se enfrentavam em uma luta inteira de boxe antes de partir para uma partida de xadrez. No entanto, achando isso em nada prático, Rubingh desenvolveu outras ideias que só fizeram o Chessboxing se tornar ainda mais competitivo e difícil.

As regras

(Fonte: Reddit/Reprodução)(Fonte: Reddit/Reprodução)

O esporte possui 11 rodadas alternadas de xadrez e boxe, mas sempre começando e terminando com xadrez. Cada rodada dura, aproximadamente, 3 minutos, seguida por 1 minuto de intervalo. As rodadas são jogadas sob controle de tempo, com um total de 9 minutos atribuídos a cada jogador e sem nenhum adicional a partir do momento em que um movimento é feito.

De acordo com as regras estabelecidas desde a origem do esporte, uma partida de Chessboxing pode terminar quando acontece a vitória por nocaute ou nocaute técnico na modalidade do boxe; vitória por xeque-mate no xadrez; perda por exceder o controle de tempo do jogo de xadrez; ou perda por desistência em qualquer disciplina. A vitória também pode acontecer devido à desqualificação do oponente pelo árbitro em qualquer disciplina após vários avisos, ou por inatividade prolongada, tempo de jogo prolongado ou infrações.

(Fonte: WCBN Sports/Reprodução)(Fonte: WCBN Sports/Reprodução)

Quando o jogo de xadrez termina empatado antes da rodada final, é realizado uma rodada de boxe para determinar o campeão. Se esta também terminar sem vitória clara, o lutador que estiver na frente em boxing point vence a luta geral. Se o empate ocorrer na rodada final, o lutador que ganhar mais pontos é imediatamente declarado vencedor. Em ambos os casos, se a luta terminar com dois lutadores empatados, aquele que joga as peças pretas vence a luta por não ter a vantagem do primeiro lance no xadrez.

O início de tudo

(Fonte: DW/Reprodução)(Fonte: DW/Reprodução)

A primeira competição de Chessboxing só foi acontecer em 2003, em Berlim. Em cooperação com a Associação Holandesa de Boxe, bem como a Federação Holandesa de Xadrez e a Organização Mundial de Boxe de Xadrez (WCBO), aconteceu a primeira luta pelo campeonato mundial em Amsterdã, onde Ipe Rubingh e Jean Louis Veenstra se enfrentaram no ringue, com Rubingh ganhando em sua própria criação.

"A adrenalina bloqueia a reflexão e é preciso usar estratégias para controlá-la, como conter a agressividade no boxe. Requer um enorme controle do corpo e da mente. Nunca vi um esporte tão extremo", disse o holandês Iepe Rubingh, em entrevista à Superinteressante.


Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: