3 dos perfumes mais antigos do mundo que podem ser comprados hoje

09/07/2021 às 13:002 min de leitura

Tomar banho todo dia é um hábito considerado normal, certo? Saiba que a pouco tempo não era assim: além de banhos terem frequência menor, lavar roupas não era comum nem acessível.

Por conta dessas circunstâncias, as pessoas encontraram recursos com objetivo de driblar o próprio mau cheiro, usando, por exemplo, acessórios com especiarias. Mas a maior invenção que surgiu dessa necessidade foram os perfumes.

As primeiras substâncias desse tipo foram desenvolvidas na Grécia Antiga, ou seja, entre os séculos XII a IX a.C. Os primeiros experimentos envolviam âmbar gris, almíscar, óleos de civeta e essências de flores ou ervas. Com o passar dos anos e refinamento das técnicas, as receitas foram se tornando mais elaboradas e finas.

Algumas das fórmulas de perfumes mais tradicionais, porém, resistiram até hoje e ainda podem ser encontradas para comprar. Confira três delas a seguir.

1. Shalimar, Guerlain

Primeiro perfume oriental tem como fonte de inspiração a arquitetura. (Fonte: Guerlain/Divulgação)O primeiro perfume oriental tem como fonte de inspiração a arquitetura. (Fonte: Guerlain/Divulgação)

A fragrância considerada a primeira oriental tem como inspiração o Taj Mahal, uma das construções mais conhecidas da Índia, erguida por um imperador em homenagem à sua segunda esposa depois que ela morreu ao dar à luz. A história de amor também inspirou o perfume.

Produzido pela primeira vez no ano de 1925 na capital francesa, Paris, com poucas alterações desde lá, o Shalimar tem notas primárias de baunilha e âmbar complementadas por notas de bergamota com toques cítricos.

2. Chanel Nº 5, Chanel

Um dos perfumes mais conhecidos do mundo completa 100 anos em 2021. (Fonte: Chanel/Divulgação)Um dos perfumes mais conhecidos do mundo completa 100 anos em 2021. (Fonte: Chanel/Divulgação)

Presente em praticamente todas as listas de perfumes clássicos e atemporais, o frasco quadrado da grife francesa tem aroma predominantemente floral, com notas que envolvem rosas, jasmim, cítricos e toques doces de baunilha. Sua origem é a refinada Paris de 1921. Isso quer dizer que ele completa seu centenário neste ano.

Ele foi criado por Ernest Beaux, um famoso perfumista na época, responsável pelo cheiro dos czares russos que desenvolveu a fórmula para, inicialmente, amigos e clientes próximos da estilista Coco Chanel. Ela escolheu o nome curioso por causa do cinco ser o seu número da sorte.

3. Florida Water, Lanman & Kemp 

Um dos perfumes mais antigos tem a juventude como sua principal promessa. (Fonte: Lanman & Kemp/Divulgação)Um dos perfumes mais antigos tem a juventude como sua principal promessa. (Fonte: Lanman & Kemp/Divulgação)

Quais são as chances de um perfume que ficou conhecido por ser a fonte da juventude se espalhar pelo mundo? Essa foi a estratégia no lançamento do perfume da Lanman & Kemp (anteriormente conhecida como Murray & Lanman), ainda no ano de 1808 em Nova York.

Floral com notas de limão, laranja doce, lavanda e cravo, o cheiro leve característico já foi transformado em sachês para perfumar roupas, essências para escalda pés, loções pós-barba e até remédios caseiros.

Não é à toa que capitais mundiais ligadas à moda e ao mercado de luxo são os berços das fragrâncias mais conhecidas e tradicionais e reconhecidas: perfumes sempre foram artigos refinados. A disseminação dos produtos, no entanto, torna-as cada vez mais acessíveis.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: