6 erros comuns de limpeza que todos cometem sem saber

29/05/2022 às 05:003 min de leitura

Limpar a casa não é exatamente uma tarefa prazerosa para todas as pessoas e às vezes pode ser necessário horas para deixar tudo nos trinques. Entretanto, essa bucha pode ser maior ainda se você não estiver atento a alguns detalhes e acabar cometendo certos erros bobos na hora de lidar com os produtos de limpeza.

Por mais que pareça relativamente simples manter cozinhas, banheiros e outros cômodos em um estado impecável, muitas pessoas cometem erros amadores que podem atrapalhar o resultado final — então não se sinta acanhado. Veja só seis erros comuns de limpeza que todos cometem e como arrumá-los!

Leia também: 6 produtos de limpeza que você não deve misturar de jeito nenhum

1. Limpar o chão primeiro

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando o assunto é limpar a casa, não existe erro maior do que começar a limpeza pelo chão. Afinal, não faz o menor sentido, não é mesmo? Pense só: caso você tenha feito tudo para deixar o chão brilhando, tudo voltará a ficar sujo quando você passar para os outros itens do cômodo.

Por exemplo, se você decidir varrer uma prateleira, toda aquela poeira que estava acumulada no alto cairá para o chão. Logo, todo o trabalho que você teve no começo será irrelevante, visto que tudo ficará sujo novamente em questão de instantes.

2. Limpar as janelas em um dia ensolarado

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Janelas com manchas ou extremamente sujas são bastante perceptíveis e causam um verdadeiro incomodo. Porém, isso também não quer dizer que você deve limpá-las de qualquer forma — sobretudo se na sua cidade estiver um dia quente e ensolarado.

A razão por trás disso é porque o calor do sol fará com que o vidro esquente bastante e seque rapidamente. Isso só servirá para criar mais manchas na superfície da janela e também riscos no vidro. Portanto, guarde essa parte da arrumação para um dia nublado ou na calada da noite.

3. Usar espanador

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O espanador parece uma ferramenta muito prática para remover a poeira das coisas e costuma aparecer no arsenal de quase todos os donos de casa. Porém, se pararmos para pensar, ele mais serve para espalhar a sujeira para outros cantos do que capturá-la.

Então, o que fazer? Para acabar com a poeira de uma vez por todas, vale mais à pena usar um pano úmido ou de microfibra. Isso será muito mais efetivo para capturar as partículas e fornecer um resultado positivo.

4. Não esvaziar o aspirador

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você costuma passar o aspirador com determinada frequência no seu domicílio, saiba que está indo para o caminho certo. Afinal, esse é um dos nossos melhores amigos para combater praticamente todo tipo de sujeira. Mas também não adianta nada nunca esvaziá-lo por completo.

Tornar isso parte da sua rotina de limpeza trará resultados muito mais consistentes. Aspiradores que não são esvaziados com frequência perdem a capacidade de coletar a maioria da poeira e detritos. 

5. Usar alvejante para acabar com mofo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O alvejante até é um produto químico valioso para combater o mofo, mas vale ressaltar que ele só é eficaz em superfícies não porosas como vidro, metal, plástico e azulejo. Em pisos de madeira, carpete ou drywall, seu uso não é nem um pouco recomendado.

Para esses casos, borrife um pouco de peróxido de hidrogênio na região e deixe o químico agir por cerca de 10 minutos. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada duas xícaras de água também pode servir como um substituto nessas situações.

6. Esquecer de substituir a esponja de cozinha

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A louça suja costuma surgir com frequência em nossas casas e quando notamos a pia já está completamente cheia outra vez. Logo, podemos imaginar que a esponja de cozinha é um dos utensílios domésticos de maior uso diário — gerando a necessidade de substituí-la de tempos em tempos.

Se esquecemos de fazer essa troca, estaremos limpando pratos e copos com um material sujo e desgastado, tudo isso sem contar as bactérias que acumulam. Portanto, tenha sempre isso em mente!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: