Os 5 lugares que mais causam alergia dentro da sua casa

28/05/2022 às 10:002 min de leitura

Lar, doce lar! Não há sensação melhor do que estar em casa e desfrutar do conforto domiciliar. Esse é o nosso recanto no fim dos dias, o lugar onde dormimos, dividimos experiências com nossos familiares e um refúgio de todos os acontecimentos. Curiosamente, sua casa também é lar para uma enorme quantidade de mofo, poeira e pelos de animais de estimação.

Logo, se você é alguém que sofre muito com alergias, não tomar severos cuidados com limpeza pode se tornar uma dor de cabeça imensa. No fim das contas, muita sujeira acumulada vira um grande pesadelo para quem é alérgico e o que era para ser um lugar de descanso vira um sofrimento eterno. Veja só a lista que nós separamos com cinco pontos de foco para alergia na sua casa e como limpá-los!

1. Tapetes e carpetes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Os tapetes e carpetes podem deixar uma casa ou um apartamento mais aconchegante para seus moradores e visitantes, mas também são enormes focos de ácaros, pólen, pelos de animais e outras substâncias que costumam provocar alergias. Essas partículas entram nas fibras desses tecidos e parecem não sair de jeito nenhum.

Por esse motivo, é de extrema importância aspirar esse tipo de chão pelo menos uma vez por semana — de preferência duas. Priorize os cômodos da casa onde mais pessoas circulam diariamente, como quartos e salas. Nesse sentido, os aspiradores inteligentes modernos podem ser de grande uso.

2. Cortinas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em termos gerais de limpeza, as cortinas tendem a passar despercebidas pelos moradores. No entanto, elas também abrigam muitos dos alérgenos transportados pelo ar que costumam nos deixar doentes ou atacar a rinite. A poeira flutua para dentro de nossas casas pelas janela e as cortinas de tecido tendem a ser as primeiras vítimas.

Logo, será mais fácil que esse tipo de sujeira invada sua casa se você não limpar as cortinas com frequência. Use aspiradores ou espanadores para dar conta do recado. Outra opção é ter cortinas laváveis e removíveis em casa, limpando elas semanalmente em uma máquina de lavar roupas.

3. Seu quarto

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Normalmente, nosso quarto tende a ser o ambiente que mais passamos tempo em nossas vidas. Isso significa que nossos travesseiros, lençóis, cobertores e demais roupas de cama estão cheios de bactérias e outras substâncias que trazemos para casa todos os dias.

Até mesmo o nosso colchão serve de casa para ácaros se não cuidarmos dele. Com isso, é importante lavar a roupa de cama uma vez por semana em água quente e sempre tentar borrifar um pouco de desinfetante no colchão nu.

4. Sofás

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se o quarto é um dos lugares que mais passamos tempo, os sofás tendem a ser o ponto de encontro de uma família. Por esse motivo, não é nada chocante que as almofadas usadas nesse móvel estejam infestadas por todo tipo de coisa microscópica desagravável.

Sendo assim, lembre-se de aspirar o sofá e desinfetá-lo semanalmente, assim como as almofadas. Limpar o estofamento duas vezes por ano também é algo que uma pessoa precisa considerar.

5. Estantes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Prateleiras e estantes são verdadeiras acumuladoras de poeira. Porta-retratos e livros costumam ser casa para muitos alérgenos e usar o espanador nessas áreas pode ser apenas uma forma de espalhar o problema para outras partes do cômodo.

Para isso, podemos usar um pano umedecido para evitar que essas partículas se acumulem. É recomendado que essa rotina de limpeza ocorra uma vez por semana. Ou então, reduza a quantidade de prateleiras em sua casa!

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: