Por que a água engarrafada é tão cara?

12/02/2023 às 08:002 min de leitura

A maioria das pessoas no Brasil possui condições de instalar um filtro de água dentro de casa e consumir litros desse líquido por dia sem ter que pagar necessariamente uma fortuna. No entanto, é bem provável que alguma vez você já tenha gastado aproximadamente R$ 8 ou até mais para comprar uma garrafa de água quando estava fora de casa.

Visto que a água é algo tão essencial para a vida humana e que, na teoria, deveria ser um produto abundante, qual o sentido de precisarmos gastar tanto dinheiro com esse tipo de produto? Além disso, se toda água potável é água, qual o sentido de algumas marcas serem mais caras do que as outras? Nós responderemos todas essas suas dúvidas nos próximos parágrafos!

Colocando preço em água

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Existem dois principais fatores que influenciam no que será o preço final de uma água engarrafada: quem é o engarrafador e qual a fonte do líquido. Em relação ao primeiro tópico, os custos que um fabricante de água engarrafada tem com a embalagem são normalmente repassados para o consumidor.

Sendo assim, quanto mais uma empresa paga para fazer suas garrafas, mais você terá que desembolsar para poder beber daquela água. O mesmo repasse de custos acontece com marcas que gastam muito dinheiro com campanhas publicitárias. Embora essa estratégia aumente a exposição do produto, quem paga são os consumidores.

Como citado anteriormente, o custo também costuma variar dependendo de onde essa água tem sido retirada. Algumas marcas simplesmente embalam água de fontes públicas, o que significa que seus consumidores estão pagando mais ou menos para tomar água de torneira filtrada. Outras empresas, no entanto, podem tomar medidas maiores para purificar o líquido ou adicionar eletrólitos para dar um sabor diversificado — aumentando o preço do produto final.

Gastos adicionais

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outro fator importante a se destacar é que as águas engarrafadas sofrem com os custos adicionais da supervisão federal. Uma vez que esses são produtos destinados ao consumo, cada país costuma ter algum tipo de braço do governo responsável por regulamentar as linhas de produção.

Sendo assim, toda empresa desenvolvedora de águas engarrafadas é fiscalizada pela qualidade de sua água e tem seu abastecimento monitorado. Se você comprou uma água e notou que o rótulo indicava que aquele produto era proveniente de um poço ou nascente, pode ter certeza que essa informação é verídica — uma vez que essa garrafa foi "revisada" inúmeras vezes por várias fontes antes de chegar nas prateleiras.

Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta a indústria alimentícia, exige que as águas engarrafadas tenham um máximo de 5 partes por bilhão (ppb) de chumbo em suas fórmulas, enquanto a água de torneira pode carregar até 15 ppb por causa do encanamento. Isso também é um indicador que as garrafas de água, teoricamente, foram mais processadas para matar patógenos, o que seria mais uma razão válida para ela ter um custo mais elevado.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: