Seja o primeiro a compartilhar

Qual a diferença de bloco, bloquinho e trio elétrico no carnaval?

Antecedendo a época de Quaresma, o Carnaval é um feriado nacional muito esperado pelos brasileiros todos os anos. É durante essa data que as ruas do país são tomadas por foliões, ao ritmo de muito axé, samba e tudo de melhor que a música brasileira tem para oferecer. Além disso, é o momento perfeito para estar com os amigos e curtir dias e noites sem parar.

São vários dias de festividade e diversos eventos para comparecer. Portanto, se você está querendo curtir o Carnaval pela primeira vez na sua vida, é importante saber como toda essa festança funciona.

Afinal, qual a diferença entre bloco, bloquinho e trio elétrico? Para te ajudar nessa jornada, nós reunimos todas as informações que você precisa ter em mãos para se divertir ao máximo!

Leia também: Carnaval inclusivo: capitais garantem a folia para pessoas com deficiência

Bloco ou bloquinho?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Se você observar o planejamento da cidade onde mora, provavelmente não encontrará muitas dificuldades em achar os famosos blocos de rua locais. Isso acontece porque algumas festas são tão tradicionais que recebem amplo apoio de patrocinadores e também reúnem multidões incríveis nas ruas.

Alguns exemplos dos chamados "blocões" pelo Brasil são: Sargento Pimenta e Bola 8 (Rio de Janeiro), Olodum (Salvador), Tarado Ni Você (São Paulo) e O Homem da Meia-Noite (Olinda). Cada uma dessas festas possui suas particularidades e tradições, seja pelas grandes alegorias ou músicas emblemáticas. Por serem os mais famosos de suas cidades, podem ser oficialmente chamados de "blocos".

O termo "bloquinho", no entanto, se fosse empregado nas festas citadas anteriormente, simplesmente pareceria um desrespeito. Então, o que de fato são os bloquinhos? À parte dos grandes blocos, o Carnaval também reúne uma série de celebrações menores espalhadas pelas cidades. Esses eventos não reúnem tantos foliões quanto as festividades principais; por isso, são apelidados de "bloquinhos".

Presença de trio elétrico

(Fonte; Wikimedia Commons)(Fonte; Wikimedia Commons)

Para quem nunca curtiu um Carnaval na vida, é preciso ter em mente que o trio elétrico costuma ser uma das partes principais das grandes festividades. Ele nada mais é do que um grande palco andante montado sobre um grande caminhão equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz.

É nos trios elétricos que os artistas e bandas se apresentam para o público nas ruas. Em Salvador, por exemplo, quem comanda a festa no Bloco Coruja é a ilustre cantora Ivete Sangalo, que fará seu show especial de Carnaval de cima de um trio elétrico construído com 13 toneladas de aço.

Ludmilla, Anitta, Carlinhos Brown e Daniela Mercury são alguns dos grandes nomes que costumam aparecer nas ruas do Brasil durante essa época do ano para dar seu espetáculo nos trios elétricos. Geralmente, os trios costumam marchar por grandes avenidas dos municípios, levando consigo os foliões animados em busca de mais festa.

E agora, você se sente preparado para curtir o Carnaval? Tenha essas informações em mente para montar seu planejamento e não perder o melhor dessa festa toda!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.