5 maneiras como as pessoas acordavam antes dos despertadores

04/03/2023 às 05:002 min de leitura

Acordar às 6 horas da manhã com o som do despertador explodindo no seu ouvido em plena segunda-feira talvez seja uma das piores sensações modernas vivenciadas pelos seres humanos. No entanto, mais chato do que isso é perder o horário de chegar no trabalho e acabar tomando uma bronca do chefe logo no início da semana, não é mesmo?

Portanto, por mais que nós tenhamos problemas com o barulho chamativo dos despertadores, devemos agradecê-los pela sua existência. Afinal, como é que as pessoas conseguiam acordar na hora certa antes desse tipo de tecnologia surgir no mercado? Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco maneiras como as pessoas acordavam antes dos despertadores. Olha só!

1. Controle da bexiga

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Se você é do tipo de pessoa que costuma beber quantidades desproporcionais de água antes de se deitar, já deve ter reparado que o corpo humano te acorda forçadamente de madrugada para ir ao banheiro, correto? É com esse mecanismo biológico em mente que os homens primitivos trabalhavam.

Antes de dormir, era comum que uma pessoa bebesse grandes quantidades de líquido se queria acordar antes do sol nascer. Dessa forma, ele seria "acordado" para urinar pela sua bexiga e poderia dar início ao seu dia.

2. Despertador religioso

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em diversas sociedades cristãs primitivas, os sinos que chamavam os fiéis à oração pela manhã atuavam como uma espécie de despertador rústico. Além disso, os sinos religiosos também serviam para marcar a passagem do tempo ao longo do dia antes mesmo das pessoas usarem relógios.

Na tradição islâmica, os sinos e orações seguem tendo muita representatividade. Por exemplo, o Fajr — que significa "amanhecer" — é a primeira de cinco orações diárias espalhadas pelas aldeias. Mais quatro orações seguem o Sol e ajudam a marcar a passagem do tempo diariamente.

3. Apito das fábricas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

No início da Era Industrial, os trabalhadores viviam ao redor das fábricas onde trabalhavam e acordavam ao som do apito de início da jornada de trabalho. Como tempo sempre foi visto como sinônimo de dinheiro, regular o horário de entrada dos funcionários era algo essencial para as empresas.

Nessa fase histórica, a mão de obra parou de ser impulsionada por estações, e sim por unidades de tempo. O apito das fábricas comandava o ritmo do trabalho e não mais o nascer do sol ou o canto dos pássaros.

4. Acordador

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Se hoje os despertadores surgem nos mais variados formatos digitais, imagine que no passado uma pessoa era contratada para trabalhar como despertador humano para os clientes que desejassem seus serviços. O Knocker-Up, ou "acordador", era uma figura proeminente durante a Revolução Industrial.

Esse funcionário, normalmente um homem, usava um bastão longo para despertar os clientes no horário correto. Para isso, um acordo verbal deveria ser feito com antecedência para que o "acordador" batesse na janela do seu cliente no momento combinado. Ele não desistiria até ter certeza que o contratante estava de pé.

5. Despertador no telefone fixo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Com a tecnologia se aprimorando, encontrar despertadores foi se tornando algo ainda mais fácil. No entanto, antes dos smartphones virarem uma realidade dentro da nossa sociedade, alguns métodos bem criativos para despertar no momento certo foram surgindo.

Um deles foram os serviços de despertador por telefone fixo. E como isso funciona? Diversas empresas de telefonia disponibilizam aos seus clientes um serviço de hora programada. Assim, você pode alertar a empresa o horário que pretende acordar e eles retornarão sua ligação na hora exata para te lembrar do seu compromisso!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: