5 adoráveis raças de cães que parecem ter barba

06/04/2024 às 15:002 min de leituraAtualizado em 06/04/2024 às 15:00

Além de personalidades que nos encantam durante a convivência, os doguinhos também podem ter atributos que os dão um ar bastante charmoso e, de quebra, derretem o nosso coração.

Se tratando da aparência de "barba", há cinco raças que se destacam e chamam a atenção por onde quer que estejam. Conheça elas agora!

1. Schnauzer miniatura

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Bastante ativo, o schnauzer é a melhor companhia para quem gosta de caminhar. (Fonte: Getty Images)

Para quem se pergunta, essa característica é fruto da atuação de um único gene nos cães. Mas no schnauzer miniatura, a "barba" confere um ar bastante intelectual — e o tutor que batizar o doguinho com o nome de algum escritor famoso, mesmo de brincadeira, deverá ser perdoado.

Trata-se de uma raça de pequeno porte, que apresenta bigodes e essa "barba" mais alongada. As sobrancelhas do animal também parecem estar sempre levantadas, conferindo uma expressão bastante particular.

2. Lhasa apso

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O lhasa apso é uma das raças mais procuradas por quem vive em apartamento. (Fonte: Getty Images)

Ele pode ser pequenino, mas apresenta personalidade de sobra e uma expectativa de vida que pode beirar os 14 anos. Além da barba, a franja confere um aspecto diferente à face do animal.

A pelagem mais espessa, por outro lado, ainda ajuda que o cãozinho se mantenha aquecido em meio a temperaturas mais frias. No entanto, essas características se refletem na necessidade de manter a escovação dos pelos em dia, evitando que fiquem embaraçados.

3. Griffon de Bruxelas

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O griffon de Bruxelas também está entre as raças que apresentam barba. Mas diferente do que possa parecer, ele é bastante sociável. (Fonte: Getty Images)

Por se tratar de uma raça braquicefálica, ou seja, que possui o focinho achatado, o griffon de Bruxelas exige alguns extras cuidados no dia a dia, sobretudo durante as caminhadas nos dias mais quentes. Com uma pelagem mais áspera e densa, esses doguinhos também devem ser escovados com frequência. Cientes disso, muitos tutores optam por deixar os pelos sempre bem aparados.

Quanto à "barba", ela não está ali à toa, pois a pelagem nessa área protege os cães de eventuais mordidas de outros animais. Além disso, evita que se machuquem se tiverem contato com espinhos, galhos e demais superfícies que ofereçam algum risco.

4. Bearded collie

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O Bearded collie é uma raça bastante ativa. (Fonte: Getty Images)

Se ele passa alguma impressão, provavelmente é a de ser um cãozinho com cara de sábio, dada a pelagem com tonalidade mais clara e essa "barba" mais longa. Mas engana-se quem pensa que são animais mais introvertidos, pois os bearded collies não perdem uma oportunidade de interagir e brincar com quem gostam.

Para esta raça, em meio aos cuidados com a pelagem, é importante sempre ter atenção com as patinhas, evitando que fiquem com pelos embaraçados também nessa região. Uma boa escovação semanal pode ser o suficiente para mantê-los sempre lindos e bem cuidados.

5. Braco alemão

O Braco alemão de pelo duro é um cão bastante ativo e inteligente. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
O Braco alemão é um cão bastante ativo e inteligente. (Fonte: Getty Images)

Com uma pelagem de tons variados, com preto, branco e cinza, o braco alemão figura é uma raça de grande porte. Ele vive entre 12 e 14 anos, em média, e por ser mais ativo, precisa se manter constantemente exercitado. Ele também apresenta uma personalidade gentil e está sempre disposto a aprender.

Se tratando da aparência, sua "barba" não exige tantos cuidados, pois não apresenta um tamanho mais alongado, mas ajuda a protegê-lo do frio. A pelagem desta raça também é mais áspera, o que torna recomendável a escovação semanal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: