Esportes
18/11/2024 às 09:00•4 min de leituraAtualizado em 18/11/2024 às 09:00
O mundo esportivo é um mercado extremamente competitivo, onde rapidamente nomes se tornam descartáveis e a idade parece trazer limites corporais capazes de acabar com uma carreira de uma hora para outra. Então, é certo dizer que uma pessoa com mais de 40 anos jamais poderia competir em alto nível, certo? Aí é que muitos estão enganados.
Embora não seja algo comum no meio, exemplos não faltam por aí — inclusive alguns bem vitoriosos. Por isso, nós separamos uma lista com 10 atletas que mostraram ao mundo que idade não é documento.
O atirador esportivo sueco Oscar Swahn participou de três edições dos Jogos Olímpicos e foi vencedor de diversas medalhas. Porém, isso não é o fato mais impressionante da sua carreira. Nas Olimpíadas da Antuérpia em 1920, Swahn tinha 72 anos e foi vice-campeão.
A segunda colocação na modalidade lhe rendeu o título de medalhista olímpico mais velho da história. Em todas as competições de equipe que participou, Oscar foi acompanhado por seu filho Alfred Swahn, que também foi medalhista inúmeras vezes.
Conhecido sobretudo por sua passagem pelo Stoke City, Stanley Matthews nunca foi uma grande celebridade no meio do futebol. Porém, sua longa carreira e o fato de ter sido o primeiro jogador de futebol profissional a ser nomeado Cavaleiro do Império Britânico faz com que ele tenha sido um nome notável.
Durante 52 anos (1965-2017), ele também manteve o recorde de jogador mais velho a atuar profissionalmente em uma partida de futebol. Mesmo dizendo aos ventos que achava sua aposentadoria "muito precoce", seu último jogo aconteceu quando ele tinha 50 anos.
Há pessoas que mal conseguem se imaginar chegando aos 80 anos de vida, quem dirá aos 100. Mas você já imaginou se seria possível uma pessoa centenária disputar uma maratona? Tem muita gente com seus 20 e poucos anos que certamente não seria capaz de terminar uma prova dessas.
Então, desafiando qualquer estatística, surge Fauja Singh: um senhor britânico de origem indiana nascido no dia 1º de abril de 1911 (não tem pegadinha). Singh começou a correr maratonas com mais de 80 anos e, em 2011, completou a Maratona de Toronto aos 100 anos.
Ter uma longa carreira como pugilista significa passar muito tempo tomando soco na cara. Mas aparentemente esse nunca foi um problema para Bernard Hopkins, o boxeador norte-americano que se tornou o campeão mais velho na história dos pesos-médios ao vencer Beibut Shumenov em 2014, aos 49 anos.
Ao longo de sua carreira, Hopkins manteve um recorde impressionante de 55 vitórias, 2 empates e apenas 8 derrotas.
Imagina ser tão icônico em algo que seu apelido se torna uma referência ao nome do esporte? Esse é o caso de Gordie Howe, também conhecido como "Mr. Hockey". Ele é um dos maiores jogadores de hóquei de todos os tempos, tendo competido na National Hockey League (NHL) até os 52 anos.
Durante esse período, ele levantou a Stanley Cup quatro vezes e foi o maior goleador da liga cinco vezes.
Em sua jornada como tenista, Kimiko Date-Krumm chegou a ser considerada a número 4 do mundo e também conquistou oito torneios da Associação de Tênis Feminino (WTA). Em 1996, aos 26 anos, acabou optando por se aposentar. Então, qual o sentido dela estar nessa lista? É simples.
Com saudade das quadras, Kimiko voltou a competir profissionalmente 12 anos depois. Em 2013, quando já tinha 42 anos, conseguiu alcançar as quartas de final de Wimbledon e provou ao mundo que ainda tinha gasolina no tanque.
Nascida na República Tcheca em 1956, Martina Navrátilová naturalizou-se estadunidense em 1981. No auge da sua carreira, durante os anos 80, ela sacava aproximadamente a 180 km/h, velocidade alcançada somente vários anos depois por jogadoras com novos métodos de treinamento.
Porém, o mais surpreendente é que Navrátilová conquistou um título de Grand Slam em duplas mistas no US Open de 2006 aos 49 anos, o que fez com que ela se tornasse uma lenda ainda maior no esporte.
Para as novas gerações, George Foreman pode parecer apenas o nome de um grill, mas a realidade é que ele é um dos maiores pugilistas de todos os tempos. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968, Foreman foi campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado duas vezes.
Além disso, seu segundo título veio quando derrotou Michael Moorer em 1994, aos 45 anos, fazendo com que se tornasse o campeão mundial dos pesos-pesados mais velho da história.
Nascida em Los Angeles, nos EUA, em 1967, Dara Torres foi a primeira nadadora do seu país a competir em cinco edições dos Jogos Olímpicos: 1984, 1988, 1992, 2000 e 2008. Nesse tempo, conquistou 12 medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro e cinco medalhas apenas em 2000.
Aos 41 anos, Dara encantou o mundo ao conquistar três medalhas de prata nas Olimpíadas de Pequim, mostrando que uma velocidade impressionante nas piscinas.
Se não bastasse ser potencialmente o maior jogador da história da National Football League (NFL) — maior liga de futebol americano do mundo —, Tom Brady pode ser visto como um dos maiores atletas da história de todos os esportes. Visto como um "azarão" quando foi selecionado pelo New England Patriots em 2000, Brady surpreendeu a todos ao liderar o time em seis títulos do Super Bowl.
Aos 43 anos, o ex-marido da modelo brasileira Gisele Bündchen buscou novos ares e foi jogar pelo Tampa Bay Buccaneers. E quando todos achavam que ele não era mais o mesmo atleta de antes, Brady achou forças para conquistar o sétimo título da sua carreira. Vale ressalta que não há nenhum time na liga com mais de seis títulos, o que faz com que Tom Brady sozinho tenha ganhado mais Super Bowls do que qualquer franquia.