Menor estrela já descoberta fica a 600 anos-luz da Terra

Menor estrela já descoberta fica a 600 anos-luz da Terra

Último Vídeo

Quando você pensa em estrelas, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Astros luminosos e gigantescos? Bem, essa pode até ser uma verdade, mas nem todas as estrelas possuem um tamanho tão grande. Recentemente, astrônomos divulgaram a descoberta da menor estrela de todas, com tamanho quase igual ao de Saturno!

O objeto celeste foi nomeado como EBLM J0555-57Ab e está localizado a 600 anos-luz da Terra. Essa estrelinha, inclusive, orbita outra estrela bem maior. Ela possui uma massa 85 vezes maior do que Júpiter, ficando pertíssimo do limite do que é considerado uma estrela, que é ter, no mínimo, 70 vezes a massa do maior planeta do Sistema Solar – menor do que isso, ela é chamada de estrela fracassada ou anã marrom.

Comparação feita pela Universidade de Cambridge sobre o tamanho da estrelinha comparada a Saturno

“Nossa descoberta revela o quão pequenas as estrelas podem ser”, disse Alexander von Boetticher, um dos astrônomos por trás dessa descoberta. Segundo ele, se a massa dessa estrela fosse só um pouco menor, as reações de fusão do hidrogênio em seu núcleo não se sustentariam, transformando-a em uma anã marrom.

Outra curiosidade é que a estrelinha deve ter uma temperatura menor do que muitos exoplanetas gigantes feitos de gás. E ela é tão pequena que tem apenas 8% da massa do Sol, por exemplo, e foi descoberta por uma equipe que está em busca de planetas semelhantes à Terra espalhados pelo espaço sideral. De acordo com esse pessoal, as estrelas menores têm mais chance de abrigar planetas que possam ter as mesmas condições propícias à vida que a nossa “casa”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.