Você já imaginou como seria o mundo sem os humanos?

03/05/2017 às 04:001 min de leitura

Diz na Bíblia, mais especificamente no livro de “Gênesis”, que Deus criou o homem no sexto dia. E se Ele não tivesse cometido essa besteira ou se a evolução das espécies tivesse parado antes do Homo sapiens, como seria o nosso mundo hoje em dia?

A resposta parece um pouco complexa demais. Porém, um grupo de pesquisadores dinamarqueses da Universidade de Aarhus resolveu analisar como seria a Terra a partir da diversidade de grandes mamíferos (acima de 45 kg). O resultado pode ser visto no diagrama abaixo:

Através da imagem acima, podemos ver que a maior diversidade de mamíferos de grande porte seria na América do Sul e na América do Norte. Já a Austrália possuiria poucas espécies de grandes mamíferos, sendo a maior parte delas concentrada nas regiões litorâneas. 

A Europa seria dominada por lobos, alces e ursos, mas teria espaço para rinocerontes e elefantes. A conclusão dos cientistas é que, de maneira geral, a Terra seria muito parecida com o Serengeti – um ecossistema africano, encontrado no norte da Tanzânia e no sudoeste do Quênia, que concentra cerca de 70 espécies de grandes mamíferos e mais de 500 tipos de aves.

Para efeito comparativo, você pode ver como é a diversidade de grandes mamíferos nos dias de hoje:

A atual grande concentração de mamíferos na África se deve mais à pouca ação predatória do homem nessa região do que pelo seu ecossistema, analisam os cientistas. Por isso, no gráfico divulgado acima, a maior variedade de mamíferos seria em regiões montanhosas, que ofereceria um refúgio natural para esses animais.

*Publicado em 31/8/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: