Você consegue encontrar o gorila na imagem? 83% dos radiologistas não!

14/02/2013 às 07:022 min de leitura

Você consegue achar algo estranho na imagem acima? Além de mostrar os pulmões de alguém, ela também conta com um gorila na parte superior direita. O curioso é que, apesar de ser um elemento totalmente fora de contexto e que nem sequer está oculto, o tal gorila passa despercebido para muita gente, incluindo pessoas especializadas em “enxergar” detalhes invisíveis para a maioria de nós nessas imagens: os radiologistas.

Segundo o site npr, o gorila da imagem é uma variação de um famoso experimento — conhecido como “experimento do gorila invisível” — sobre a atenção seletiva. Durante o teste original, os participantes tinham que assistir a um vídeo no qual dois grupos de pessoas — um vestido de preto e o outro de branco — brincavam com duas bolas, contando quantas vezes os jovens de branco passavam o objeto entre si.

Entretanto, no meio do clipe, alguém vestido de gorila entrava em cena e passava pelo meio da ação. Dos indivíduos que participaram do experimento, 50% nem sequer se deu conta de que uma pessoa fantasiada perambula entre os jovens, demonstrando que, quando estamos muito concentrados em algo, mesmo coisas muito óbvias e bizarras acabam sendo bloqueadas e simplesmente não são notadas.

Gorila invisível

Os pesquisadores decidiram realizar um experimento parecido para testar o nível de atenção dos radiologistas, profissionais altamente especializados em identificar problemas e diagnosticar doenças a partir de imagens que a maioria de nós não consegue entender. E, mais uma vez, o gorila surpreendeu a todos.

Os pesquisadores pediram que um grupo de especialistas revisasse uma série de exames em busca de nódulos, e 83% dos participantes não viu o gorila. O experimento apontou que a figura bizarra passou despercebida porque o cérebro dos radiologistas estava focado em algo muito específico e, apesar de olharem para o gorila, eles não o viram por estarem procurando outras coisas na imagem.

Isso significa que a nossa atenção tem o poder de filtrar o mundo que nos rodeia de forma bastante contundente, dando forma ao que vemos. Além disso, isso também significa que devemos pensar com muito cuidado sobre as instruções que são dadas aos profissionais treinados para identificar atividades suspeitas, pistas ou doenças, pois essas diretrizes podem determinar o que essas pessoas veem ou deixam de ver.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: