(Fonte da imagem: Thinkstock)

Depois de um jejum de quase quarenta anos, parece que a NASA está disposta a enviar astronautas à Lua. De acordo com uma notícia publicada pelo site SPACE.com, a agência espacial pretende criar uma base espacial habitada em um determinado ponto do satélite no qual ocorre a libração — movimento que faz com que a Lua revele parte de sua face oculta.

Segundo a publicação, a NASA têm planos de enviar uma missão a um asteroide que se encontra próximo à Terra em 2025, e depois partir para as proximidades de Marte em 2030. A ideia seria a de estabelecer uma base de operações na Lua para que os astronautas possam utilizá-la como apoio, além de servir para que a agência possa aprender mais sobre o suporte aos humanos no espaço e, inclusive, realizar explorações na própria superfície do satélite.

Além da criação da base lunar, a NASA também está trabalhando no desenvolvimento de um novo foguete — o Space Launch System ou SLS — e de uma capsula tripulada chamada Orion, que serão utilizados nas missões que serão enviadas ao asteroide e às redondezas do Planeta Vermelho.