(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site SPACE.com, a NASA se reuniu com algumas companhias privadas de transporte espacial para discutir o progresso de um novo programa. Segundo a publicação, a agência norte-americana pretende criar parcerias para levar astronautas à Estação Espacial Internacional através de foguetes comerciais.

Entre as empresas que participaram da reunião, estão a Boeing, a SpaceX, a Bue Origin e a Sierra Nevada Corporation, todas com projetos em desenvolvimento para a construção de naves comerciais para o transporte de tripulação. Depois de a NASA aposentar a sua frota de ônibus espaciais, a agência passou a contar com o foguete russo Soyuz para a realização de viagens até a estação.

A SpaceX, Boeing e Sierra Nevada Corp. já estão trabalhando com a NASA no desenvolvimento de um sistema comercial de transporte espacial, e receberam um investimento total de U$ 1,1 bilhão da agência norte-americana para o financiamento dos projetos. A NASA espera que um veículo esteja pronto para iniciar a realização do transporte de astronautas até 2017.