Como vomitar no espaço? [vídeo]

30/04/2013 às 05:182 min de leitura

Perder a noção de “em cima” e “em baixo” deve causar certo desconforto. Dessa forma, parece perfeitamente possível que, às vezes, mesmo um treinado astronauta acabe sentindo o estômago revirado. Mas como proceder para botar tudo para fora em um ambiente de gravidade zero — e com dimensões relativamente reduzidas? Ninguém mais indicado do que um astronauta para explicar a questão, é claro.

No vídeo abaixo, o astronauta Chris Hadfield, da Agência Espacial Canadense, explica exatamente qual deve ser o procedimento para alguém que precise desesperadamente vomitar dentro da caríssima Estação Espacial Internacional. “Quando nós chegamos pela primeira vez ao espaço, nós nos sentimos mal”, admite Hadfield, na superfície do planeta, ao responder à pergunta postada por uma estudante.

“O seu corpo fica realmente confuso. Você está tonto. A sua comida fica flutuando dentro do seu estômago, porque você mesmo está flutuando. O que você vê não combina com o que sente, e você quer colocar tudo para fora”. É nesse ponto que surge uma versão evoluída dos saquinhos disponibilizados em aviões.

Forro e um fecho bem seguro para o novo “companheiro” de viagens

Conforme reforça Hadfield, após vomitar em gravidade zero é impossível simplesmente sair e jogar o saco cheio de conteúdo nojento em algum lugar. O grande problema? O conteúdo expelido por alguém a bordo de uma estação espacial permanecerá ali por vários meses antes de, por fim, acabar descarregado na superfície do planeta.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

Dessa forma, os sacos para vômito dos tripulantes da Estação Espacial Internacional possuem, em primeiro lugar, um bom fecho, projetado para impedir que os rejeitos acabem rodopiando pelo espaço em gravidade zero. Além disso, o saquinho vem munido ainda de um forro, para que o usuário possa se limpar após colocar tudo pra fora.

Chris Hadfield lidera uma equipe de seis astronautas que ocupa a Estação Espacial Internacional. Além de explicar como se vomita no espaço, Hadfield também mostrou como cortar as unhas e como cozinhar espinafre em gravidade zero — como parte de uma série de vídeos educativos sobre a vida no espaço.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: