
Ciência
11/07/2013 às 11:13•2 min de leitura
Quem já assistiu a um filme em que as vozes não estavam de acordo com a fala real dos atores sabe que essa é uma sensação pra lá de estranha. A falta de sincronia entre o que vemos e o que ouvimos pode causar um certo desconforto e até mesmo confusão.
Agora, imagine se isso passasse a acontecer com você, no seu dia a dia. Pois é exatamente esse o caso de um homem que foi apelidado pelos noticiários de PH. Segundo a coluna Mindscape, do site New Scientist, esse é o primeiro caso registrado de uma pessoa que ouve os outros falarem antes de ver o movimento de seus lábios.
Fonte da imagem: Shutterstock
Diversas fontes relatam que o homem descobriu o problema enquanto estava assistindo televisão na casa de sua filha. “Eu estava com a minha filha e a televisão estava ligada. Virei para minha filha e disse ‘você precisa de uma televisão decente, uma em que o som e o programa estejam sincronizados’. Dei risada. Mas eles disseram que não havia nada de errado com a TV.”
Depois, o homem foi até a cozinha e notou que a televisão ligada no novo ambiente estava com o mesmo problema. Em seguida, ele percebeu que a voz da sua filha também estava dessincronizada com seus gestos. Assim, ele entendeu que algo de errado estava acontecendo.
A ciência ainda não conseguiu identificar a causa do problema apresentado por PH, mas pode haver alguma relação com uma pericardite aguda – que é a inflamação da camada que envolve o coração – e uma cirurgia que ele fez para tratar a doença. Imagens do cérebro de PH mostraram duas lesões em áreas que estão relacionadas com a audição, os movimentos e a noção de tempo.
PH diz que tem conseguido viver com o desequilíbrio dos sentidos, mas admite que as coisas ficam mais difíceis quando ele está em lugares barulhentos ou em grandes reuniões. Os pesquisadores estão buscando uma maneira de desacelerar a audição do homem para que ela possa coincidir com a visão.