Gosma roxa que ninguém sabe o que é está tomando os fiordes noruegueses

28/11/2015 às 09:151 min de leitura

Desde que o verão do hemisfério Norte terminou, pescadores e marinheiros noruegueses têm se deparado com um elemento muito bizarro nas águas que banham a costa daquele país. Trata-se de uma espécie de gosma roxa que está se espalhando pelos fiordes escandinavos, mas até agora ninguém sabe exatamente o que é isso.

Segundo relatos, a textura do material é a de um xarope espesso, e ele tem se acumulado em blocos que cobrem milhões de metros cúbicos de água da costa, mais notavelmente no fiorde Lyngen, ao norte do país. Além do visual bizarro, esse estranho fenômeno tem causado problemas aos pescadores da Noruega, que utilizam sonares para localizar os peixes em alto-mar.

Com o lodo boiando por todos os lados, fica impossível determinar a posição dos cardumes, e quase tudo o que vem nas redes de arrastão é mais gosma. O material já está sendo analisado em laboratório, mas até agora nenhuma resposta conclusiva foi dada sobre o que é isso e de onde ele veio. Roger Larsen, professor associado da Universidade de Tromsø, afirma estar completamente convicto de que a meleca roxa é algo que nunca foi visto antes.

A teoria mais aceita até agora é a de que a gosma na verdade são os restos desintegrados de milhares de águas-vivas-de-pente, espécie comum nos fiordes, mas ninguém sabe explicar o que poderia matar tantos exemplares da espécie. E caso isso esteja correto, o que faria tantas delas se reunirem de uma vez? Cientistas que analisaram a região descobriram uma criatura gelatinosa de cor branca que não possui tentáculos – possivelmente uma espécie ainda não catalogada –, mas ainda não se sabe se ela teria a ver com a gosma roxa ou não.

O que você supõe que seja a gosma rosa que tem surgido na costa da Noruega? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: