7 maneiras como Hollywood já aniquilou o nosso planeta
658
Compartilhamentos

7 maneiras como Hollywood já aniquilou o nosso planeta

Último Vídeo

Em sua opinião, de que maneira você acha que o nosso mundo vai acabar? Aqui no Mega Curioso já publicamos algumas matérias interessantes sobre esse tema, mas a verdade é que a maioria das teorias sobre o fim dos tempos — sejam elas sérias, mirabolantes ou totalmente disparatadas — já foi retratada em algum filme.

Assim, entre fenômenos meteorológicos avassaladores, invasões alienígenas letais, ação de vírus e bactérias assassinos e até ataque de máquinas dizimadoras, o pessoal da Time decidiu postar uma incrível lista que mostra as diversas formas como as mentes criativas de Hollywood já aniquilaram o planeta Terra. Confira:

1 – Impactos fulminantes

Por um bom tempo, este foi o fim mais abordado pelo cinema, que criou em nós esse medo constante de que um dia ainda seremos alvo de um impacto destruidor o suficiente para varrer a vida da face da Terra e, quem sabe, até mesmo, desintegrar o nosso planeta de vez. Entre os longas que já apresentaram esse terrível destino estão: “Armageddon”, Impacto Profundo”, o belo e triste “Melancolia” e, por que não, o divertido “Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo”.

A verdade? Bem, o Universo é muito — muito — grande, e a Terra é atingida por pequenos corpos celestes o tempo todo. Assim, quem é que pode garantir que um dia uma rocha espacial ou planeta vagando perdido pelo espaço não vai nos acertar em cheio? Afinal, outras extinções já ocorreram por aqui justamente dessa forma. 

2 – Vírus e micróbios letais

Este panorama também já foi abordado por diversos filmes. Assim, entre contaminações — envolvendo agentes patogênicos mortais criados pelo homem ou não — provocadas por acidente ou por guerras biológicas, já vimos a humanidade padecer diante de inúmeros microrganismos malditos. Entre os mais populares exemplos, estão “Eu sou a lenda”, “Resident Evil” e “Contágio”.

A verdade é que esse fim não é tão impossível assim, e, caso acontecesse algum cataclismo biológico no mundo, ao contrário do que vemos nos filmes de Hollywood, que focam mais em países desenvolvidos, quem sofreria mais seriam as nações mais pobres.

3 – Máquinas malignas

Embora os computadores — pelo menos de momento — só nos incomodem por travar nas horas menos oportunas ou por nos deixarem na mão quando mais precisamos deles, o pessoal de Hollywood já imaginou mais de uma forma como as máquinas se voltaram contra os homens e dominaram a Terra.

Afinal, quem nunca se perguntou se não estamos mesmo vivendo em um mundo como o apresentado pelo filme “Matrix” ou se algum dia teremos que lidar com ciborgues viajantes no tempo, com os do longa “Exterminador do Futuro”?

4 – Fenômenos meteorológicos catastróficos

Não é novidade que estamos destruindo o nosso planeta, e Hollywood, claro, já nos brindou com alguns vislumbres do que pode nos esperar se não mudarmos os nossos hábitos e estilo de vida.

Entre os longas que trazem as dificuldades de um planeta devastado por questões climáticas extremas, podemos citar “Waterworld” e o “O Dia Depois de Amanhã”, que abordam questões relacionadas às consequências do aquecimento global e ao derretimento das calotas polares.

5 – Alienígenas sanguinários

Outro tema apocalíptico que parece fascinar os roteiristas de Hollywood são as invasões de criaturas extraterrestres que desejam dominar o nosso planeta e aniquilar a humanidade. Entre alguns dos filmes que já aterrorizaram as audiências — ou as fizeram dar boas risadas —, estão “A Guerra dos Mundos”, “Independence Day”, “Marte Ataca” e muitos outros.

Embora vários cientistas estejam em busca de outras formas de vida fora da Terra, a verdade é que, por enquanto, nenhuma prova foi encontrada. Portanto, o melhor a fazer é torcer para que, quando essas criaturas finalmente forem descobertas, elas sejam bem pequeninas, amigáveis e inofensivas.

6 – Criaturas fantásticas

Já que estamos falando de alienígenas sanguinários, por que não mencionar algumas criaturas horripilantes que já tentaram dominar e destruir o planeta? Entre as mais assustadoras, estão os dragões, que já deram as suas horríveis caras em mais de um filme apocalíptico. Vai dizer que você não se lembra do filme “Reino de Fogo”, no qual a humanidade é obrigada a lidar com esses monstros cuspidores de fogo que se espalham rapidamente pelo mundo.

E, por falar nessas criaturas, como não se lembrar de Balrog e Smaug, que, em vez de causar problemas aqui na Terra, apavoravam a turminha lá da Terra Média! Ainda bem que os dragões não existem!

7 – Tempestades solares

Embora os dragões não existam e os alienígenas — pelo menos até que se prove o contrário — também não, as tempestades solares são fenômenos reais e que acontecem o tempo todo. Sendo assim, é claro que os roteiristas de Hollywood já imaginaram a Terra virando churrasquinho devido a uma megalabareda lançada pelo Sol.

O pior é que, assim como no caso de acidentes envolvendo microrganismos mortais, impactos espaciais e a ação destruidora do próprio homem, ninguém pode garantir com total certeza que uma gigantesca emissão proveniente do Sol não frite a vida aqui no nosso planeta.

Assim, entre os filmes que abordam o apocalipse iniciado graças ao companheiro solar, temos “Presságio” (que inclui uns alienígenas para incrementar a história) e “2012”, embora seja interessante incluir aqui o longa “Sunshine: alerta solar”, que retrata a missão de uma equipe que tenta salvar a nossa estrela da extinção.

...

E você, leitor, se lembra de mais títulos cinematográficos que retrataram o fim dos tempos? E as formas como a Terra já foi destruída no cinema, você consegue se lembrar de mais alguma? Não deixe de nos contar nos comentários!

*Publicado originalmente em 01/05/2013.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.