Qual é a substância química mais rara do universo?
1.422
Compartilhamentos

Qual é a substância química mais rara do universo?

Último Vídeo

Boa parte das pessoas talvez tenha guardado da Tabela Periódica dos Elementos apenas o mínimo necessário para atravessar algumas provas cabeludas durante o colegial. Mas há algumas curiosidades que fazem valer a pena uma rápida revisita. Por exemplo: qual é o elemento mais raro encontrado ali? Resposta: o ástato (At).

Quão raro? Muito. Na verdade, há atualmente apenas 31 gramas da substância na terra. De fato, a sua inclusão entre os demais elementos químicos efetuada, a princípio, apenas por uma necessidade teórica — quer dizer, “deveria” existir um elemento com 85 prótons em seu núcleo.

Entretanto, após algum tempo, os cientistas conseguiram provar a existência da substância, obtendo-a em laboratório. Mas a experiência é de dificuldade considerável. Isso porque o ástato é tão radioativo que vaporiza a si mesmo quando ajuntado em uma quantia apreciável! É provavelmente por isso que, até hoje, não há uma aplicação prática para o elemento — que serve apenas para estudos teóricos, e normalmente por meio de seus isótopos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.