Ciência
21/04/2016 às 06:49•1 min de leitura
Assim como nossas digitais, cada floco de neve é único em sua minúscula formação, e imaginar recriar essas belezas da natureza em laboratório é um tanto estranho, mas imensamente encantador.
Quando o clássico “Frozen” foi lançado, o que se viu, além da belíssima trama, foi a beleza dessas partículas pequenas de neve, mas o que muita gente não sabe é que por trás desse trabalho está a dedicação do físico Dr. Kenneth Libbrecht, que simplesmente conseguiu reproduzir floquinhos de gelo em laboratório para que a história de Elza tivesse ainda mais encanto.
Em um vídeo divulgado recentemente, Dr. Libbrecht falou a respeito do processo minucioso que foi criar flocos de neve em laboratório. Ele explicou que tudo tem início com água realmente gelada que, quando começa a cristalizar, recebe ventos úmidos. Dessa forma, os cristais absorvem o vapor do vento e os floquinhos se formam. Veja o incrível GIF abaixo:
Natureza? Arte? Magia? Ciência? Tanto faz!
Dr. Libbrecht comenta, também, que analisar cada floco é uma experiência realmente interessante, afinal eles se desenvolvem de maneira única. Quando ampliados, cada floco revela sua beleza singular, e nós não podemos discordar do físico: parecem, realmente, obras de arte.
“No final das contas, eu estou tentando entender como átomos e moléculas se juntam e formam cristais e, estudando flocos de neve, você começa a entender coisas que são úteis. Um floco de neve de cada vez”, ele brinca.
Você gostaria que nevasse no Brasil? Comente no Fórum do Mega Curioso