Bater na lateral da latinha de cerveja diminui a explosão de espuma?

19/07/2019 às 12:001 min de leitura

Quem é que nunca abriu uma latinha de refrigerante ou cerveja e teve a infelicidade de jorrar o líquido para todos os lados? A pressão interna e o gás são os responsáveis por tais acidentes, e algumas pessoas juram ser possível evitá-los simplesmente dando pequenos tapinhas na lateral da lata. Mas será que essa técnica realmente funciona?

As bolhas são formadas pelo dióxido de carbono, que fica dissolvido no seu líquido preferido devido à alta pressurização da lata. Ao abri-la, nós diminuímos a pressão, fazendo o dióxido de carbono reagir com a água e borbulhar. Quando você agita a lata, algumas bolhas se formam: uma parte flutua para o topo do recipiente, e a outra se acomoda na lateral da latinha.

Chacoalhar uma lata aumenta a pressão interna, potencializando o desastre

São essas bolhas que causam os acidentes que você com certeza já vivenciou – principalmente em festas de família ou quando um número maior de pessoas estava te olhando. A alta pressão faz o dióxido de carbono ser expelido com violência, levando junto boa parte do refrigerante que ele encontra no caminho até o buraco de abertura.

Algumas pessoas acreditam que dar tapinhas na lateral da lata pode estourar as bolhas internas, mas isso não é totalmente verdade: como a maioria das bolhas se forma depois, o máximo que você pode fazer é reajustar para que o dióxido de carbono se concentre próximo ao lacre e cause menos estrago na hora de abrir o produto. Ainda assim, o mais recomendado é esperar antes de abrir a lata, porque daí o dióxido de carbono vai se dissolver no líquido novamente.

Gráfico mostra que acidentes vão acontecer do mesmo jeito, mas dando tapinhas nas lateral da lata você reajusta as bolhas para que o estrago seja menor

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: