Veja um autorretrato giratório capturado em 1865
156
Compartilhamentos

Veja um autorretrato giratório capturado em 1865

(Fonte da imagem: Reprodução/Retronaut)

Nome importante da fotografia no século XIX, Félix Nadar (pseudônimo de Gaspard-Félix Tournachon) ficou conhecido por ser a primeira pessoa a tirar fotografias aéreas a partir de um balão. Além disso, o fotógrafo, caricaturista e jornalista também se tornou um dos primeiros a capturar imagens com o auxílio de luzes artificiais ao registrar imagens das catacumbas de Paris.

Porém, o que tornou Nadar realmente famoso foram os retratos que ele fez de várias personalidades da época, incluindo os escritores Alexandre Dumas (pai), Charles Baudelaire e Júlio Verne. Na imagem acima, é possível ver um dos experimentos realizados pelo fotógrafo, que capturou um retrato de si próprio em 360 graus.

As imagens originais foram transformadas em um arquivo gif animado que dá a impressão de que o profissional está girando sobre uma base fixa. Clique aqui para conferir alguns dos retratos impressionantes tirados por Nadar, e não deixe de verificar a extensa coleção de imagens do artista disponível no Wikimedia Commons.

*Publicado em 18/04/2012

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER