(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr)

Don Petit, um astronauta que atualmente reside na ISS, além de inventar endereços malucos para a Estação Espacial Internacional, também é autor de incríveis fotografias tiradas a 400 quilômetros de altura.

De acordo com a Discover Magazine, para capturar o movimento de estrelas e até mesmo do próprio planeta Terra, Petit utiliza técnicas de longa exposição, deixando o obturador da câmera aberto por bastante tempo. Para registrar o rastro deixado pelas estrelas, por exemplo, o astronauta chega a deixar a câmera posicionada durante períodos de 10 ou 15 minutos.

Contudo, como nem todas as câmeras permitem que o fotógrafo deixe o obturador aberto por tanto tempo, Petit tirou inúmeras fotos com exposições de 30 segundos, combinando todas as figuras mais tarde com o uso de um editor de imagens.

É esse pequeno intervalo entre os disparos que produz o efeito de movimento que vemos nas imagens de Don, registrando o deslocamento da ISS e resultando nas belíssimas imagens divulgadas pelo astronauta.

Fonte: Discover Magazine