Ciência
05/11/2012 às 07:00•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/New York Magazine)
Um helicóptero, uma câmera Canon 1D X, uma lente 24-70mm f/2.8 L e milhares de disparos. De acordo com o site Poynter, que conversou com o fotógrafo holandês Iwan Baan, esses foram os elementos utilizados por ele para conseguir capturar a icônica imagem que ilustrou a capa da revista New York.
Segundo Baan, um dia após a tempestade provocada pela passagem do furacão Sandy, era mais fácil alugar um helicóptero do que um carro em Nova York. E, para conseguir mostrar a dualidade de uma metrópole em parte iluminada e em parte na escuridão, esse foi o meio de transporte ideal para imortalizar esse momento devastador.
Embora pareça simples, não foi nada fácil conseguir a imagem perfeita. Baan sobrevoou Nova York durante uma hora, enfrentando temperaturas congelantes e o vento ao mesmo tempo em que manejava a câmera sobre uma cidade mal-iluminada e com o constante movimento do helicóptero.
O fotógrafo empregou um ISO 25.600 e uma velocidade de 1/40, além de uma abertura total da lente, conseguindo um resultado que não teria sido possível com outro tipo de equipamento fotográfico.