(Fonte da imagem: Reprodução/Peta Pixel)

Você já deve ter visto o autorretrato acima, obra do celebrado pintor holandês Vincent Van Gogh, inúmeras vezes. Mas que aspecto teria essa imagem se ela tivesse sido produzida através de uma fotografia em vez de pincéis e tinta?

De acordo com o site Peta Pixel, o fotógrafo lituano Tadao Cern achou que seria divertido recriar o autorretrato de Van Gogh, utilizando para isso seus conhecimentos em Photoshop e fotografia. O primeiro passo foi fotografar uma pessoa ruiva, capturando o máximo de detalhes possível que, mais tarde, foram incorporados ao retrato que você pode ver abaixo através do uso do computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tadao Cern)

Segundo Cern, para conseguir o resultado hiper-realista final, foram necessários muitos retoques — que envolveram esticar, clonar, levantar, desenhar etc. —, e o trabalho que ele teve pode ser comparado a pintar um quadro de verdade, pois durante a criação da imagem ele voltou constantemente à pintura original e à foto do modelo para obter as referências necessárias. Confira o vídeo abaixo para acompanhar o processo de transformação: