Ciência
31/07/2015 às 10:20•2 min de leitura
Existem três classificações de lágrima: basal, reflexas e emocionais. A última, como o próprio nome já diz, escorre pelo nosso rosto quando sentimos fortes emoções, como tristeza ou felicidade, mas e as outras duas?
As lágrimas reflexas atuam na remoção de partículas irritantes do olho, enquanto as basais garantem a lubrificação ocular, além de possuírem uma substância bactericida chamada lizoenzima. Além dessas características, existem outras particularidades em cada lágrima, como é mostrado no ensaio realizado pelo fotógrafo holandês Maurice Mikkers. No experimento, Mikkers chamou alguns amigos próximos dele e disse para que escolhessem um estímulo que os faria chorar.
Depois disso, ele coletou as lágrimas com uma micropipeta, que é um instrumento utilizado para a medição e transferência de volumes líquidos, e depois depositou em uma lâmina de microscópio de 2 por 4 milímetros. Assim, descobriu que o formato dos cristais não é relacionado com a classificação das lágrimas, mas sim com a composição das gotas na hora da coleta. Confira como ficou o trabalho: