Torcedores provocaram mini “terremoto” em jogo do Barcelona contra o PSG!

09/03/2017 às 12:422 min de leitura

Se você é fã de futebol e acompanha de perto a Liga de Campeões, deve saber que o Barcelona jogou ontem (8) à noite contra o Paris Saint-German — e que a partida acabou com o placar 6x1 para o Barça. E agora você deve estar se perguntando o que isso tem de "Mega Curioso", certo? Pois, segundo o cientista Jordi Díaz, o sismômetro que se encontra no centro de pesquisas onde ele trabalha registrou pequenos "terremotos" durante o jogo.

Conforme contou Díaz a Manuel Ansede, do El País, o equipamento está instalado no Instituto de Ciências da Terra Jaume Almera, que fica a cerca de meio quilômetro do Camp Nou, em Barcelona. O pesquisador disse que nunca, desde que o aparelho foi adquirido, há cinco anos, ele registrou tanta atividade, e os responsáveis pelos minitremores foram os 100 mil torcedores pulando enlouquecidamente enquanto celebravam a vitória do Barça.

Vibração da torcida, literalmente

Díaz contou que o sismógrafo registrou cada um dos gols do Barcelona, e que a amplitude da vibração do primeiro gol foi similar à detectada durante qualquer jogo. No entanto, o Barça precisava ganhar de 4 a 0 do PSG para passar para a próxima fase da Liga, portanto o equipamento registrou uma amplitude ligeiramente superior do que o normal durante o segundo e o terceiro gols.

Reviravolta emocionante

Então, Paris Saint-German marcou o seu único gol da partida, e as coisas "esfriaram", tanto que, quando o Barcelona marcou o terceiro e o quarto gols, o sismômetro registrou uma vibração bem... xoxa. Mas, o Barça deu a volta por cima e marcou o sexto gol do jogo e, de acordo com Díaz, o que o equipamento detectou foi a apoteose! Veja que interessante a seguir:

Jogo registrado pelo sismógrafo

Curiosamente, as vibrações geradas pelo movimento compassado da torcida são transmitidas na forma de ondas sísmicas. E o pesquisador mede esses sinais não só durante os jogos de futebol, mas também em shows de música no Camp Nou — como o do U2 e de Bruce Springsteen, que aconteceram nos últimos dois anos no local.

Monitoramento

Segundo Díaz, essa "sismologia urbana" permite que os cientistas entendam como as ondas sísmicas se propagam, e isso, por sua vez, ajuda que eles compreendam melhor como se dão os terremotos naturais.

Torcida vibrante

No caso do miniterremoto registrado durante o jogo, o cientista disse que seria bastante complicado calcular a sua magnitude, devido ao tipo de sinal registrado, mas a coisa toda não deixa de ser bastante curiosa — afinal, você já tinha imaginado que era possível “assistir” a uma partida através de um sismógrafo?

Aliás, não é só na Espanha que esse tipo de monitoramento acontece! A PNSN — Pacific Northwest Seismic Network —, uma organização dedicada a monitorar a atividade vulcânica e tectônica nos EUA, fez uma parceria com o time de futebol americano Seattle Seahawks e instalou vários sismógrafos no campo para registrar a atividade durante os jogos com o mesmo objetivo do cientista espanhol. Bem que podiam fazer esses estudos por aqui também, né?

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: