
Ciência
04/12/2013 às 08:18•2 min de leitura
Você se lembra da voz do Cid Moreira falando “jabulani”? Pois é. Será que ele vai fazer alguma vinheta especial para a nova brazuca? Se por algum motivo de força muito maior – como uma abdução alienígena – você ainda não sabe, esse é o nome da bola que será utilizada na Copa do Mundo de 2014. A votação popular que batizou o objeto aconteceu no ano passado – foram 1.119.539 votos; destes, 78% escolheram “brazuca”.
A nova bola, com design diferente, foi lançada ontem, no Parque Lage, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de personalidades envolvidas com o futebol e com truques de apresentação que incluíram até mesmo um show de luzes em 3D.
Fonte da imagem: Reprodução/GloboEsporte
A brazuca, da marca Adidas, é a bola de futebol mais testada de todos os tempos – vale lembrar que a antiga jabulani foi bastante criticada quanto à sua qualidade; muitos jogadores afirmaram que os chutes saíam tortos. Talvez por isso, mais de 600 jogadores testaram a brazuca e deram seu veredito.
Entre os pés que já deram seus chutes na bola nova estão os de grandes nomes do futebol, como Zidane, Daniel Alves e Messi. A brazuca já foi usada pela Copa do Mundo Sub-20 da Fifa, inclusive.
As cores utilizadas na brazuca são uma homenagem às tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, usadas por muitos brasileiros no punho logo depois de fazer um pedido.
Fonte da imagem: Reprodução/GloboEsporte
De acordo com a Adidas, a bola tem uma construção diferente, formada por seis estruturas simétricas que se encaixam em uma superfície de melhor qualidade, garantindo mais aderência, estabilidade, aerodinâmica e precisão de toque. “Essa bola é 100% brasileira, é fantástica. Pena que eu não vou ter a oportunidade de jogar a Copa do Mundo com essa belezura. A bola tem as cores do Brasil, o céu estrelado, e espero que traga muita sorte para a Seleção”, disse Cafu, em declaração publicada no portal G1.
A Adidas informou também que todos os bebês nascidos ontem, dia 3 de dezembro, ganharão uma bola. Para isso, os pais deverão levar a certidão de nascimento da criança – e uma cópia também – até um dos 12 postos de troca, situados cada uma das cidades-sede dos jogos do ano que vem: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Mas é preciso ser rápido: as retiradas serão válidas somente nos próximos dias 6 e 7 (sexta-feira e sábado). Para saber mais, clique aqui.