Set de filmagem de Star Wars serve de referência para descoberta científica

24/07/2013 às 10:151 min de leitura

Você se lembra do icônico vilarejo de Mos Espa — localizado no planeta Tatooine — que servia de lar para Anakin Skywalker no filme “Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma”? Esse local fictício foi construído em 1997 próximo a Tozeur, na Tunísia, e depois de servir como set de filmagem, acabou ficando abandonado no meio do deserto à mercê dos elementos.

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

Apesar de ter se tornado um destino popular entre os fãs da série — e de inclusive ter passado por uma reforma das mãos de alguns deles —, de acordo com a BBC, o local está prestes a ser completamente soterrado por uma duna. O fatídico anúncio foi feito por um grupo de geólogos da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que utilizou o vilarejo como referência para estudar como ocorre a migração das dunas em meia-lua.

Montanhas de areia

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

Segundo a publicação, os pesquisadores utilizaram imagens de satélite obtidas através do Google Earth e centenas de fotos clicadas pelos fãs-visitantes para acompanhar o movimento dessas enormes montanhas de areia. Por meio da combinação desses dados, os geólogos conseguiram determinar que as dunas se deslocam cerca de 15 metros por ano em direção a Mos Espa, e no momento existe uma delas a pouco menos de 10 metros de lá.

Fonte da imagem: Reprodução/BBC

As informações também serviram para que os pesquisadores pudessem determinar com qual velocidade ocorre a migração de dunas em meia-lua através do deserto em geral. Eles descobriram, por exemplo, que aqui na Terra elas se deslocam 10 vezes mais depressa do que montanhas de areia semelhantes que são monitoradas em Marte. Com relação a Mos Espa, o vilarejo ressurgirá eventualmente, quando, então, precisará passar por novas reformas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: