Cientistas vão perfurar falha geológica superviolenta na Nova Zelândia

13/10/2014 às 08:162 min de leitura

Quando pensamos na Nova Zelândia, logo nos lembramos das paisagens estonteantes que serviram de cenário para filmes como os da trilogia “O Senhor dos Anéis”, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que Te Waipounamu — ou Ilha do Sul —, uma das duas maiores ilhas que formam o território neozelandês, se encontra sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, responsável por incontáveis terremotos, alguns deles devastadores.

Chamada Falha Alpina, ela atravessa toda a extensão do território da ilha e marca o limite entre a placa indo-australiana e a do Pacífico, duas enormes placas tectônicas que “deslizam” lado a lado. No entanto, a cada 330 anos — em média —, essa falha provoca terremotos que podem ultrapassar 8 graus de magnitude, e o último deles aconteceu em 1717, ou seja, há 297 anos. Isso significa que existe uma chance de 28% de que um grande sismo ocorra nos próximos 50 anos.

Nas profundezas da falha

Assim, de acordo com o site Phys Org, com o objetivo de tentar obter sinais de alerta antes que um grande terremoto sacuda a ilha, uma equipe internacional de pesquisadores decidiu perfurar a falha para descobrir o que tem lá embaixo. O furo em questão terá 1,3 quilômetro de profundidade e 10 centímetros de diâmetro, e através dele os cientistas vão utilizar uma série de equipamentos.

A intenção é a de chegar até a chamada “zona de esmagamento” — ou seja, o local onde as duas placas se encontram — e fazer medições de pressão e temperatura, coletar amostras de rochas e capturar imagens e sons da atividade da falha, tudo isso antes que ela libere o já esperado terremoto. E ele provavelmente será espetacular, pois a previsão é de que a ruptura da falha faça o solo ao longo dela se desloque quase 8 metros na horizontal e 4 na vertical.

Glaciar Franz Josef

A perfuração será realizada próximo a Whataroa — cidadezinha localizada ao norte do Glaciar Franz Josef —, e a estimativa é de que os pesquisadores levem 2 meses para completá-lo. Esta não é a primeira vez que projetos como esse são conduzidos pelo mundo. Contudo, esta é a primeira vez que cientistas realizam o monitoramento de uma falha geológica antes que ela se rompa e libere um terremoto violento e potencialmente mortal.

A Falha Alpina foi escolhida graças ao seu tamanho, alto ritmo de movimento, acessibilidade e grande atividade sísmica, e você pode conferir o histórico de registros através deste link. E, só a título de curiosidade, a falha foi um dos locais usados como locação para recriar a Terra Média nos filmes da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: