Será que é possível fazer curvas com uma bicicleta se não houver gravidade?

29/03/2014 às 04:582 min de leitura

Além dos pedestres desatentos e dos motoristas que não respeitam a distância mínima no trânsito, a gravidade é um dos maiores problemas de um ciclista. Isso porque se você sucumbir a essa força quando está em cima de duas rodas, é machucado na certa. Por outro lado, a gravidade justifica a existência de uma bicicleta por si só, já que sem ela você não conseguiria fazer uma curva.

É bem provável que você nunca tenha notado a sequência de movimentos que seu corpo faz toda vez que você realiza uma curva. Para virar à esquerda, a primeira coisa que fazemos intuitivamente é jogar o corpo levemente para a direita. Esse simples movimento em sentido contrário é suficiente para fazer com que você e a bicicleta inclinem para a esquerda.

Fonte da imagem: Shutterstock

Se analisarmos, esse é o mesmo fenômeno que faz com que o motorista de um veículo que vira a esquerda seja empurrado para a direita. No entanto, assim que você completa a conversão, tudo volta ao normal até a próxima curva. Não se espante se você nunca parou para pensar em tudo isso. Assim como caminhar ou respirar, andar de bicicleta é uma atividade intuitiva.

Sem gravidade, sem curvas

Porém, a curiosidade levou o professor de engenharia mecânica Andy Ruina, da Cornell University, nos Estados Unidos, a realizar um experimento para tentar entender como uma bicicleta se comportaria se não houvesse gravidade. Assim, o pesquisador reuniu sua equipe para construir um modelo de bicicleta que permitisse que os ciclistas se inclinassem sem o risco de sofrer uma queda.

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo

Para simular a falta de gravidade, o veículo – uma espécie de híbrido entre uma bicicleta e um triciclo que ganhou o nome de bricycle – foi testado em uma pista magnética, o que evitaria que ele e o ciclista simplesmente começassem a flutuar no espaço.

Conforme explicado pelo Dr. Ruina em uma conferência, não é possível fazer curvas com o bricycle porque “o controle da bicicleta depende da gravidade. Sem gravidade, a inclinação e o direcionamento não podem ser controlados independentemente. (...) De fato, os experimentos com o bricycle apontaram problemas quando a gravidade efetiva total é zero. As pessoas ainda conseguem manter o equilíbrio facilmente, mas não conseguem mais virar a bicicleta”.

Para demonstrar o fenômeno, o especialista e sua equipe fizeram um vídeo (em inglês) que comprova que é impossível fazer curvas na falta de gravidade, confira:

Então, na próxima vez em que você cair – desde que não seja culpa de um pedestre ou motorista – não fique revoltado com a gravidade. Afinal, a mesma força que facilita a sua queda é aquela que mantém você em equilíbrio nas retas e curvas.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: