Estilo de vida
06/03/2017 às 11:01•2 min de leitura
Hoje em dia, as academias oferecem uma ampla gama de exercícios para você emagrecer e entrar em forma. O CrossFit é uma dessas modalidades, que mistura um treinamento de força e condicionamento físico com movimentos funcionais, baseados no dia a dia. Porém, há mais de 600 anos isso já era praticado, mas com provas diferentes das atuais.
Jean Le Maingre nasceu na França em 1966 e participou de inúmeras Cruzadas. Aos 24 anos, ele desafiou outros cavaleiros em uma competição que exigia força e preparo físico descomunal – algo que Maingre tinha de sobra. As provas incluíam apenas um combate, focando principalmente no condicionamento dos cavaleiros.
Durante 30 dias, Boucacicaut, como ele era conhecido, duelou em diversas competições. Nenhum cavaleiro foi capaz de derrotá-lo e, com isso, ele acabou se tornando general do exército francês. O mais interessante de tudo é que os exercícios eram feitos com todo o equipamento de um cavaleiro, o que incluía armadura e espada. Confira algumas das modalidades:
Consistia em escalar duas paredes usando apenas a força das mãos e dos pés.
Ao encontrar o animal, o cavaleiro tinha que colocar uma das mãos em suas costas (ou na sela) e a outra ao redor de seu pescoço para subir o mais rápido possível.
Semelhante ao exercício anterior, mas neste caso um dos cavaleiros já estaria montado no animal e puxaria o companheiro pela manga ou por uma das mãos.
Consistia em dar o maior número de saltos mortais possíveis e em sequência. Neste caso, era possível retirar o capacete antes da prova.
Prova semelhante existe no atletismo olímpico e consiste no arremesso de uma pesada marreta.
Basicamente, era só escolher uma grande pedra e jogá-la. Em campos de batalha, podia ser muito útil.
Este era um exercício para fortalecer as mãos e consistia em dar socos no chão, na parede ou em qualquer outra superfície dura.
Com uma grande escada apoiada em uma árvore, o cavaleiro tinha que subir, apenas com a força das mãos, o lado inferior. Para dar um plus no exercício, o cavaleiro poderia retirar a pesada malha no topo do exercício – claro que apenas com uma das mãos.
Sim! Esta prova era apenas uma competição de dança. Só que isso não era nada fácil quando o cavaleiro estava inteiramente equipado com sua armadura.
Enquanto vestia a armadura e carregava as armas, o cavaleiro tinha que correr e acenar para seus amigos. Haja coordenação!