Confira algumas curiosidades sobre os polos terrestres

13/05/2013 às 13:052 min de leitura

Sabe por que os ursos polares não comem pinguins? Porque esses mamíferos só existem no Polo Norte, enquanto que os pinguins ficam no Polo Sul. Essa é uma piada conhecida, mas que explicita um dos diferenciais entre esses dois extremos do planeta Terra. Mas há outras disparidades muito curiosas entre as duas regiões. Portanto, vamos a elas!

1. Derretimento

O Ártico, ou seja, onde se encontra o Polo Norte, possui um ciclo de derretimento em que cerca de metade do gelo derrete no verão, voltando durante o inverno. Apesar disso, estudos comprovam que metade do gelo dessa região pode desaparecer até o fim do século. Por volta de 2105, tudo indica que a região enfrentará os verões sem gelo algum.

2. Rachaduras

O Ártico é bastante sensível às variações climáticas e, durante os meses de verão, o calor faz com que camadas de gelo de até 4,5 metros de espessura derretam e acabem rachando.

3. Neve permanente no sul

A Antártica, no Polo Sul, é uma região tão fria que possui certas regiões cuja neve nunca derrete. A temperatura média por lá é de -49 ºC e tem o clima mais frio do planeta. Já o Ártico possui temperatura média, no inverno, de -34 ºC. Mais uma curiosidade: a temperatura mais baixa já registrada na Terra foi de -89.6 ºC, em julho de 1983, na estação de Vostok, localizada perto do Polo Sul Geomagnético.

4. Polo Norte fica nos Estados Unidos?

Existe uma cidade com pouco mais do que 2,2 mil habitantes no estado do Alasca, nos Estados Unidos, e que possui o nome de North Pole (Polo Norte). A cidade explora bem esse fato atribuindo a região à morada do Papai Noel, e possui diversas ruas com temática natalina.

Polo Norte Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

5. Petróleo ao norte

De acordo com o site LiveScience, um quarto da reserva de petróleo do mundo está no Polo Norte. Por isso, países como a Rússia e os Estados Unidos trabalham no mapeamento da região, o que tem gerado uma verdadeira corrida pelo “ouro negro”.

6. Terra de ninguém

Apesar de inúmeras fotos de exploradores no Polo Sul, esse é o único local da Terra que continua sem dono. Não há indícios de povos nativos e a região é governada por meio de um tratado que assegura que a Antártica pode ser usada apenas para propósitos científicos e pacíficos. Enquanto isso, mais de 4 milhões de pessoas ocupam o Círculo Polar Ártico.

7. Reservatório de gelo

Cerca de 90% do gelo do mundo está localizado no Polo Sul. Como se não bastasse, estima-se que três quartos da água potável da Terra estão congelados nessa região. Com isso, muita gente já cogitou rebocar icebergs gigantes e descongelá-los em outros pontos do mundo, para solucionar a falta de água de alguns locais.

8. Estruturas opostas

O Polo Norte é, basicamente, um oceano congelado e cercado por terra. Já o Polo Sul é o oposto: um continente, com cadeias de montanhas e lagos, rodeado por um oceano.

Ah, e lembra-se dos pinguins? Pois bem, não é que eles vivam exatamente no Polo Sul, mas nas regiões costeiras ao redor do continente antártico.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: