Esportes
05/08/2014 às 07:16•3 min de leitura
O fotógrafo Thom Atkinson criou uma série de fotos que mostram tudo o que um soldado inglês levava para a batalha ao longo dos últimos 948 anos. Isso mesmo. Com um profundo trabalho de pesquisa em museus e colecionadores, o profissional conseguiu registros incríveis até de objetos de soldados que ainda usavam armaduras e escudos, sendo os mais interessantes da série.
Thom se inspirou na história da família do capitão Charles Sorley, que, em 1915, recebeu uma mochila enviada pelo regimento da Frente Ocidental. Charles havia morrido na Batalha de Loos e os seus pertences foram entregues para os seus familiares, contendo itens de uniforme e anotações, que viraram um soneto.
Atkinson diz que o projeto, que levou nove meses para ser concluído, foi um aprendizado. “Eu nunca fui um soldado. É difícil mergulhar em um assunto como este e compreendê-lo completamente. Eu queria que fosse sobre as pessoas. Eu comecei a sentir que realmente são as mesmas criaturas com as mesmas necessidades fundamentais", declarou.
Entre os objetos dos soldados de épocas mais modernas, os kits têm desde equipamentos obrigatórios dos exércitos até baralhos, revistas, guloseimas e brinquedos como ioiô e Game Boys. Confira abaixo alguns dos registros e algumas descrições relatadas pelo fotógrafo ao The Telegraph.
Enquanto a Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra moderna, o kit do soldado da batalha de Somme ilustra que ela também era primitiva. Junto com sua máscara de gás, o recruta tinha uma arma de pontas quase idêntica àquelas da época medieval.
“Os guerreiros anglo-saxãos em Hastings não eram tão diferentes dos britânicos ‘Tommy’* nas trincheiras", diz o fotógrafo Thom Atkinson. Na Batalha de Hastings, a escolha do armamento dos soldados era extensa. "Há uma colher em cada imagem. Eu acho que é maravilhoso. A exigência de comida e a experiência de comer não mudaram em 1000 anos. É quase o mesmo com o calor, a água, a proteção e o entretenimento", completa o fotógrafo.
* Soldados Tommy é uma gíria para um recruta comum do exército britânico. O nome da classe já estava bem estabelecido no século 19, mas é particularmente associado com a Primeira Guerra Mundial.
Colecionadores, historiadores e soldados ajudaram o fotógrafo Thom Atkinson a montar os componentes para cada foto, como essa de um cavaleiro de 1244. "Foi difícil de rastrear pessoas conhecedoras com o equipamento correto. As fotos são realmente o produto de seu conhecimento e experiência", diz ele.
Nesse registro é possível conferir o arco do soldado, além de várias flechas, uma lança de madeira, capacete da armadura, roupas, cantil, espada, punhal, chicote e machado.
O registro mostra a armadura completa do soldado, seus itens pessoais e armas.
“As semelhanças entre os kits são tão surpreendentes quanto as diferenças. Blocos se tornaram iPads, enquanto jogos, como xadrez ou cartas, aparecem regularmente em todos os períodos”.
Além de seu florete, o kit desse mosqueteiro também tem a sua arma, objetos pessoais, suas roupas, calçados, cuia e, é claro, baralho.
O coloridíssimo uniforme em vermelho e amarelo desse recruta nos remete muito certo palhaço de uma rede de Fast Food. Mas, ali, a coisa era séria. Em seus itens é possível observar as suas armas, bolsas, caderno de anotações, canecos, cuias, baralho, cantil e um saquinho de pedrinhas para distração.
O kit emitido aos soldados que lutavam na batalha de Waterloo incluía uma caneca de estanho e um conjunto de rascunhos. Nesse ainda é possível encontrar um kit de barbear, jogo de damas, kit de costura, escovas para lustrar os sapatos, óculos, relógio e talheres.
Cada imagem retrata uniformes, bandagens para curativos, baionetas e munição. Por outro lado, mostra o lado mais humano de cada soldado, com cartas, livros de oração e Bíblias.
Cada fotografia mostra o mundo de um soldado condensa em um manifesto de defesas, provisões e distrações. A Batalha de Arnhem foi um grande combate entre as forças do Exército Alemão e das tropas Aliadas nas cidades holandesas de Arnhem, Oosterbeek, Wolfheze, Driel e no interior do país de 17 a 26 de setembro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
A imagem mostra armas modernas, munição, granadas, pá, roupas, chocolate, comida enlatada, câmera fotográfica, cigarros e cadernos de anotações.
Além das munições, revistas, chocolates, doces, máscara de gás e roupas nesse kit atual.