Estilo de vida
26/08/2015 às 12:24•1 min de leitura
Todo mundo sabe que o Meridiano de Greenwich corresponde ao “meridiano 0°”, certo? Além disso, todo mundo sabe que essa linha imaginária passa sobre o Observatório Real de Greenwich — que fica nos arredores de Londres, na Inglaterra —, não é mesmo? Inclusive existe uma linha lá, que sinaliza o local exato por onde o meridiano passa, e milhares de turistas tiram fotos nesse marco todos os anos. Veja o Meridiano de Greenwich a seguir:
Só que, tecnicamente falando, o meridiano 0° não fica exatamente sobre a Linha de Greenwich, mas sim a exatos 102 metros de distância ao leste, em um parque ao lado do Observatório Real. De acordo com o pessoal do portal Atlas Obscura, o Meridiano de Greenwich foi proposto por Sir George Airy em 1851 e foi oficialmente adotado como padrão durante a Conferência Internacional do Meridiano, que aconteceu em Washington, nos EUA, em 1884.
Acontece que, quando ele foi estabelecido, Sir George Airy não contava com um GPS no bolso — nem com os equipamentos que temos hoje em dia —, e fez uma estimativa imprecisa de onde o meridiano primário deveria estar. Assim, medições realizadas posteriormente com instrumentos modernos revelaram que a linha imaginária, na verdade, passa em outro lugar.
Segundo o Atlas Obscura, esse tipo de imprecisão é bastante corriqueiro em termos de navegação. Em todo caso, se você for até Londres e decidir fazer um passeio até Greenwich, agora você sabe que os turistas fazendo fila para tirar foto na linha imaginária não fazem a menor ideia de que, em realidade, eles estão a pouco mais 100 metros do meridiano 0°.