Confira a ilusão de ótica que vai te confundir com o mundo das cores

09/07/2015 às 13:151 min de leitura

O Daily Mail publicou uma ilusão de ótica muito interessante: você deve olhar o ponto branco na ponta do nariz da moça da imagem abaixo por cerca de 15 segundos e depois se concentrar no quadrado claro ao seu lado (ou mesmo em uma parede branca) e ficar piscando os olhos até ver o que acontece.

Vamos lá?

Explicação

Se você fez tudo direitinho, deve ter visto a imagem de uma mulher morena, com as cores corretas, até ela sumir. Confere? Mas como isso acontece? Esse efeito se chama “pós-imagem negativa”. Quem o explica é o doutor Juno Kim, da School of Optometry and Vision Science, com sede na Austrália.

O olho humano possui três “canais” para ver cores e detecta tons de cinza, vermelho-verde e azul-amarelo. Ao olhar para uma imagem amarela, por exemplo, você estimula as células que são sensíveis a essa cor. Porém, se essas células forem estimuladas em excesso com a mesma informação (ou seja, por mais de 15 segundos), elas não vão voltar imediatamente ao seu estado natural.

Pelo contrário, elas voltarão para o estado oposto ao amarelo, que no caso é o azul em nossos olhos. Isso vai acontecer até as células se normalizarem. Por isso, se você olhar fixamente para o rosto da mulher acima (que está com as cores opostas, em negativo), ao alterar seu campo de visão para um quadro neutro, branco, as células estimuladas pelas cores negativas vão atingir o estado oposto, revelando a imagem da mulher.

Outro exemplo desse tipo de ilusão de ótica ocorre na imagem abaixo. Você primeiro encara a imagem com as cores negativas, mas quando ela fica em preto e branco, você consegue enxergar as cores das paredes, não é mesmo? É apenas uma ilusão de ótica, já que se você ver direitinho a imagem continuará em preto e branco.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: