Artes/cultura
05/04/2014 às 03:11•1 min de leitura
O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recentemente deixou que seu lado artístico falasse mais alto e virou pintor. Com um estilo próprio e por enquanto pintando somente líderes políticos (das mais variadas nacionalidades e que nem sempre compactuam com as visões dos americanos), Bush estreará hoje no museu presidencial em Dallas, no Texas.
O nome do grupo de quadros pintados pelo ex-presidente é intitulado "The Art of Leadership: A President`s Personal Diplomacy" ("A Arte da Liderança: A Diplomacia Pessoal de um Presidente", em tradução literal). Segundo Margareth Spellings, presidente do espaço onde está a exposição, o objetivo de Bush foi retratar a "diplomacia pessoal" dele com outros líderes políticos do mundo, mesmo quando as questões ideológicas divergiam.
Entre os líderes que foram retratados por George W. Bush, está o espanhol José María Aznar, o mexicano Felipe Calderón, o inglês Tony Blair, a alemã Angela Merkel, o colombiano Álvare Uribe e inclusive o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O ex-presidente disse em comunicado oficial à imprensa que os retratos foram feitos a partir de fotografias e que tentam captar as sensações que os respectivos líderes mundiais causaram nele.
Bush começou a pintar quando deixou a presidência do país e admitiu que ainda está aprendendo e aperfeiçoando suas técnicas. Segundo ele, o retrato de que mais gostou é o do russo Vladimir Putin. Veja abaixo alguns dos quadros de Bush que já entraram na exposição em Dallas, no Texas:
Fonte da imagem: Reprodução/G1Fonte da imagem: Reprodução/G1Fonte da imagem: Reprodução/G1Fonte da imagem: Reprodução/G1