Ciência
28/03/2016 às 13:37•1 min de leitura
Com 11,5 milhões de habitantes, Pequim é famosa por algo não muito bom: a sua poluição. Porém, a imagem que você vê nesta matéria não é da capital chinesa, mas, sim, de Almaty, no Cazaquistão.
A cidade tem pouco mais de 1,1 milhão de moradores, mas uma nuvem de fumaça que faz “inveja” a grandes centros urbanos ao redor do mundo. Nessa foto, feita em janeiro de 2014, podemos visualizar a poluição acumulada sobre a cidade e também uma cadeia de montanhas acima de toda essa nojeira.
Um relatório de 2007 classificou Almaty como a nona cidade mais poluída do mundo, mas, desde então, nada foi feito para melhorar o ar da maior cidade do Cazaquistão. Porém, coletar dados do país sobre a condição climática e ambiental é bastante difícil, por isso raramente se fala da cidade na lista de piores do mundo no quesito qualidade do ar.
Inversão de temperatura prende a poluição no nível da cidade
A foto impressionante só foi obtida por conta de uma inversão de temperatura: normalmente, ela diminui com a altitude; porém, nessa imagem, nota-se que a camada superior é mais quente, criando uma espécie de “tampa” que segura o ar frio e poluído na cidade mais abaixo. Incrível, hein?
***
Como você lida com a poluição? Comente no Fórum do Mega Curioso