
Estilo de vida
26/05/2011 às 12:12•1 min de leitura

Quem gosta de criar projetos voltados ao mundo da moda já pode divulgá-los de uma maneira muito mais fácil e barata. Lançado recentemente no Brasil, o Fashionlab é o primeiro crowndsourcing desenvolvido especialmente para o setor.
Esse modelo de negócio é baseado na colaboração. Os desafios propostos recebem sugestões de todos, que têm um único objetivo em mente: criar. Assim, a marca que optar por utilizar o serviço vai receber sugestões de vários profissionais, pois todos podem participar.
Para fazer parte do site, é preciso cadastrar-se e montar um perfil, que será como um portfólio online. A partir de então, o usuário poderá ver os briefings das empresas e desenvolver uma sugestão. Os clientes podem solicitar croquis, desenhos, estampas e outras muitas opções de serviços.
Para cada trabalho solicitado no Fashionlab, há um período de criação pré-estabelecido. Quando ele acaba, as sugestões enviadas serão analisadas pela equipe do site e pela empresa. Os melhores vão para votação aberta ao público no site. O maior benefício é a divulgação permanente das ideias dos profissionais sem custo algum, já que são as marcas que financiam o serviço ao postar seus projetos.
[url=http://www.fashionlab.com.br]
[/url]
Mas há também outros benefícios em participar dos desafios. Os escolhidos são premiados de formas variadas. A recompensa pode ser a remuneração, uma visita à fábrica ou mesmo uma vaga de estágio; quem escolhe a forma de premiar é o cliente.
Todos podem mandar criações, independente da sua ligação com o mundo da moda. Publicitários, arquitetos e designers podem se cadastrar, o importante é respeitar as especificações dos briefings.
O principal objetivo do Fashionlab é abrir espaço para os profissionais de moda mostrarem seu trabalho. Por isso, o sistema permite que criativos do mundo inteiro enviem suas sugestões. Se escolhidas, a marca poderá utilizá-las livremente em suas produções.
Para o lançamento do Fashionlab, uma marca de moda praia e outra de artigos esportivos disponibilizaram seus briefings. Agora, é ficar ligado no lançamento dos próximos trabalhos.