
Ciência
02/04/2012 às 06:38•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
A liberdade de conteúdo proporcionada pela internet nem sempre é positiva. Afinal, todos podem postar o que bem entenderem – inclusive imagens e textos negativos e até mentirosos sobre você. Assim, ao pesquisar seu nome no Google, é possível que os resultados possam prejudicar até mesmo a sua vida profissional.
Para evitar que a sua reputação online comprometa sua carreira e vida pessoal, um grupo de americanos criou a Reputation.com, empresa que, segundo o site, promete conferir e melhorar o modo como você aparece na internet.
De acordo com as informações divulgadas, o monitoramento feito pela equipe encontra o que está postado sobre você, envia alertas sempre que algo novo aparecer, localiza informações pessoais em arquivos e identifica posts negativos para que o usuário fique sabendo o mais rápido possível.
O diferencial do serviço, no entanto, está no fato de eles conseguirem alterar os seus resultados na internet. Assim, ao pesquisar o seu nome, são sugeridos sites legais sobre você, com links estratégicos, como a aprovação no vestibular, enquanto o post maldoso de algum ex-namorado fica nas páginas do fim da busca.
Fonte: reputation.com
A Reputation.com foi fundada em 2006 e, desde então, cresce constantemente. A previsão é de que, quanto mais online a vida se torne, mais pessoas e empresas recorram ao serviço para evitar danos à sua imagem. Segundo dados do site americano, o Brasil é o maior mercado contra a difamação online na América Latina e já usa a ferramenta.
Os planos para usar o Reputation Defender, tecnologia patenteada para trabalhar com a engenharia de buscas e melhorar os resultados online, variam de 129 a 5 mil dólares por ano, mas também é possível conseguir um diagnóstico gratuito, que é enviado por email, após um breve cadastro na empresa.
Sua escolha sobre o que usar vai depender de quanto você quer (ou precisa) investir para mudar sua reputação na rede.