Combata o mau humor com a ajuda do Facebook

02/04/2013 às 09:051 min de leitura

Crédito: Shutterstock

A solução para melhorar seu humor e sua autoestima pode estar mais perto do que você imagina: no Facebook. Isso não significa que a rede social ofereça um serviço ou aplicativo que possa melhorar o seu dia com apenas um clique. Na verdade, pesquisadores descobriram que as fotos e atualizações que postamos nos nossos perfis são suficientes para espantar o mau humor.

De acordo com a notícia publicada no jornal The Daily Mail, o segredo desse fenômeno está no tipo de conteúdo que compartilhamos na rede social. Fotos e atualizações positivas são as mais encontradas no perfil dos usuários e relembrar esses registros pode ser suficiente para acabar com a depressão e a tristeza.

Leia também:

Analisando os números, os pesquisadores da University of Portsmouth, na Inglaterra, descobriram que 90% dos usuários acessam as fotos em seus próprios perfis. Destes, 75% conferem as fotos quando não estão nos seus melhores dias. A Dr. Alice Good – responsável pela pesquisa – acredita que essa atitude seja saudável e quanto mais depressiva a pessoa é, mais positivo é o efeito da navegação no próprio perfil.

Ao todo, o estudo contou com 144 usuários do Facebook com idade média de 34 anos. Dentro desse grupo, 86% das pessoas visitavam a rede social mais de uma vez por dia, sendo que 75% delas olharam suas próprias fotos e 86% reliam suas atualizações.

“Esses resultados são fascinantes. O Facebook é anunciado como um meio de comunicação com os outros, mas esta pesquisa mostra que estamos mais propensos a nos conectarmos com o nosso passado, talvez porque precisemos de afirmação no presente”, explica Dr. Clare Wilson, psicóloga da mesma universidade.

O estudo completo foi publicado no periódico Lecture Notes in Computer Science: Universal Access in Human-Computer Interaction.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: