(Fonte da imagem: Reprodução/ TATABI STUDIO)

Se você não possui muitas habilidades como barman, e o drink mais complicado que consegue preparar é o bom e velho “cuba libre”, encontramos a coqueteleira perfeita para você! Batizada de Enkaja, os ingredientes para os drinks vêm separados em módulos, e tudo o que você precisa fazer é encaixar as peças certas para desfrutar de um coquetel na medida.

Segundo o pessoal do site Fast Company Design, que publicou uma matéria sobre a coqueteleira, a Enkaja foi desenvolvida por designers irlandeses, que criaram um sistema que divide os ingredientes em três categorias: as bases (como refrigerantes, sucos e similares), as bebidas alcóolicas propriamente ditas e os toques, ou seja, aqueles ingredientes que dão um gostinho especial aos drinks (como licores, condimentos e frutas).

Quebra-cabeça de ingredientes

A Enkaja vem acompanhada de um livro de receitas, e os ingredientes são disponibilizados nas medidas exatas em cilindros que, quando encaixados, rompem um lacre que permite que os conteúdos sejam misturados. A vantagem do sistema é que você não precisa fazer um estoque de produtos em casa só para recriar um único drink, além de incentivar os menos habilidosos e criativos a preparar bebidas mais elaboradas para variar.

No momento, a coqueteleira é apenas um conceito e, para se tornar viável, teria que vencer inúmeros obstáculos. Já imaginou se todos os bares resolvessem aderir ao método dos módulos, por exemplo? A indústria de bebidas não ia gostar nada dessa história!