publicidade

Nova geladeira é capaz de deixar a sua bebida geladinha em 45 segundos

05/10/2013 às 07:142 min de leitura

Cansado de chegar no mercado e encontrar somente bebidas quentes para levar embora? Pois é, assim como você, ninguém gosta de ter que esperar a cerveja, o suco ou o refrigerante ficarem gelados – e esse é um problema que deve afetar, também, cientistas e matemáticos do mundo todo.

Falamos da "globalização desse problema" porque a companhia inglesa Enviro-Cool apresentou recentemente a sua nova “geladeira”, capaz de gelar qualquer lata ou garrafa em apenas 45 segundos, fazendo com que algo que esteja em temperatura ambiente atinja os 4 graus em menos de um minuto.

O projeto, chamado de RapidCool (resfriamento rápido, em tradução livre), contou inclusive com a ajuda de uma comissão de pesquisas da União Europeia (além de um aporte financeiro de quase três milhões de reais).

Chamada de V-Tex, ela utiliza uma tecnologia baseada em um conceito matemático conhecido como “vórtex Rankine”. Por meio dele, um redemoinho é criado dentro do líquido, fazendo com que o resfriamento ocorra por completo e de forma uniforme em cada mililitro de cerveja, refrigerante ou qualquer outra coisa presente nas latinhas e garrafas. Isso acontece porque o frio é “sugado” para o interior do líquido, distribuindo-se depois de forma igual.

Segundo o site Inovação Tecnológica, o efeito cria um vórtice forçado e que gira como um disco dentro desse redemoinho, enquanto que outro vórtice livre fica ao seu redor, girando em velocidade inversamente proporcional à distância desse centro. A página, inclusive, destaca que esse modelo é usado também na simulação de tornados.

Vale lembrar que o uso de tal técnica exige que as latas sejam movimentadas pela máquina de maneira praticamente cirúrgica, tudo para que a pressão desses giros não estrague o liquido ou faça tudo acabar explodindo. Ao todo, a V-Tex "profissional" poderia gelar até 200 latas de 500 ml por dia.

Rápido e econômico

Além de conseguir resfriar latas e garrafas em menos de um minuto, as V-Tex também trazem outro elemento capaz de deixar outros freezers e geladeiras no chinelo: elas são muito mais econômicas que qualquer outro tipo de aparelho do gênero.

Champagne geladinho Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

Segundo as pesquisas realizadas na Europa, a soma de todos os equipamentos comerciais do tipo em funcionamento no continente consomem nada menos do que 85 terawatts-hora de eletricidade. Com a substituição de todas essas geladeiras por modelos V-Tex, o consumo total da Europa com esse tipo de equipamento cairia 54%.

O consumidor doméstico também está na mira da Enviro-Cool. A companhia deve produzir e comercializar modelos compactos do equipamento que, segundo eles, poderão trazer uma economia de até 90% se comparados aos refrigeradores comuns.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: