Bonito e funcional: capacete invisível salva vidas e não estraga o penteado

18/06/2015 às 05:452 min de leitura

É indiscutível a importância de usar o capacete, seja para andar de bicicleta ou pilotar uma moto. Mas será que não há uma maneira de evitar que o apetrecho estrague o cabelo? Digamos que você passou horas escovando a cabeleira ou montando um visual bacana, mas precisa pegar a bike para trabalhar ou fazer compras. Nesses momentos, será que não tem como escapar da temível “cabeça de capacete”?

Pois bem, as estudantes de design Anna Haupt e Terese Alpin tiveram uma ideia ousada para seu trabalho de conclusão de curso: criar elmos invisíveis para ciclistas.

Uma solução inteligente

Existe muita gente que não gosta de usar o capacete porque ele amassa o cabelo, faz com que a cabeça sue e pode ser desconfortável. Além disso, ainda tem o problema de que ele tira toda a graça de sentir o vento soprando enquanto você está em alta velocidade. Portanto, o intuito das jovens foi criar uma maneira de proteger o crânio, mas sem deturpar a experiência de andar de bicicleta.

Depois de alguns anos de pesquisa, as garotas desenvolveram uma espécie de cachecol que guarda um airbag. Assim, quando o ciclista sofre um acidente, o mecanismo entra em ação e protege a cabeça instantaneamente. Para desenvolver o projeto, as garotas conseguiram arrecadar incríveis 10 milhões de dólares (mais de R$ 30 milhões). Abaixo, você confere o capacete invisível em ação.

 

Jeitos mais simples e baratos

Há outras formas de não estragar o visual usando um elmo. Se o seu cabelo não for muito longo, é possível prendê-lo por baixo do apetrecho. Desse modo, ele não incomoda no pescoço, e quando você chegar no local, basta retirá-lo e dar uma ajeitada com as pontas dos dedos.

Se você tiver cabelos compridos, é só fazer uma trança e passá-la pelo buraco do capacete. Essa tática assegura que o objeto fique na altura ideal em sua cabeça e não desmancha o look. Outra dica simples é usar um cachecol ou um lenço por baixo do elmo para manter o penteado. Todavia, essa técnica não é muito indicada em dias de calor.

***

Conhece mais algum truque para evitar a “cabeça de capacete”? Comente com a gente.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: