Artes/cultura
21/03/2013 às 08:39•1 min de leitura
Já vimos por aqui todo tipo de invenções feitas com os famosos bloquinhos e plástico. Assim, de réplicas de naves espaciais a impressoras, passando por robôs e até uma cadeira de roda, é evidente que o que não falta para os fãs de LEGO é engenhosidade e muita criatividade. Uma prova disso é a “Toa Mata Band”, a primeira banda robótica feita do mundo feita com as pecinhas plásticas.
Segundo o site gizmag, o criador da banda é o produtor musical italiano Giuseppe Acito, que programou diversos robozinhos para que eles pudessem tocar uma variedade de instrumentos. Cada integrante é composto por figuras da série “Bionicle” com instrumentos — na forma de pecinhas — presos a eles com o uso de elásticos e polias.
Fonte da imagem: Reprodução/Opificio Sonico
Os movimentos dos bracinhos são produzidos através de um controlador Arduino Uno conectado a um iPad que, por sua vez, conta com um aplicativo específico — chamado Nord Beat — para gerar sequências MIDI. A partir dessa plataforma, são gerados os comandos necessários para que os robozinhos “toquem” os instrumentos que estão à sua frente.
Como você pode ver no vídeo, Acito utilizou uma variedade de sintetizadores e baterias eletrônicas, e a bandinha é capaz de reproduzir músicas pré-programadas e até ao vivo, seguindo os comandos enviados por um controlador humano. Além disso, de momento só existe o protótipo do clipe, mas o produtor italiano pretende expandir o projeto no futuro.