publicidade

8 criações da natureza que você provavelmente não conhecia

25/07/2016 às 14:022 min de leitura

1. Grande Fonte Prismática, nos Estados Unidos

Com cerca de 110 metros de diâmetro e 37 metros de profundidade, esta é a maior fonte de água quente do Parque Nacional de Yellowstone, no noroeste dos Estados Unidos, e a terceira maior do planeta. Em seu centro, a temperatura pode atingir 87 °C, o que acaba dificultando a sobrevivência de microrganismos nessa parte. Só que, embora pareça hostil à vida, algumas bactérias conseguem ali se proliferar, e isso explica a tonalidade vívida de sua água.

(Reprodução/Yellowstone Park)

2. Pamukkale, na Turquia

Rica em sais calcários, a água formou ao longo de milênios uma impressionante paisagem de estalactites gigantes na encosta das montanhas turcas de Phrygia. Esse conjunto de cascatas petrificadas é conhecido pelo sugestivo nome de “Castelo de Algodão” e é procurado há anos por pessoas que acreditam no poder curativo das suas águas no combate a problemas de circulação, de pele e de reumatismo.

(Reprodução/MNN)

3. Cabeça da Rainha, em Taiwan

A semelhança com o rosto da rainha britânica Elizabeth I transformou esta formação de 8 metros, moldada pela ação dos ventos e da água do mar, em um dos pontos mais visitados por turistas em Taiwan. Só que, depois de 4 mil anos exposto aos elementos naturais que o originaram, o suposto busto de arenito da monarca corre o sério risco de não suportar tanto peso e tombar.

(Reprodução/MNN)

4. Pedra do Cão Sentado, em Nova Friburgo (RJ)

Medindo 111 metros de altura, este monumento natural é considerado um dos principais cartões-postais de Nova Friburgo, cidade localizada a cerca de 150 quilômetros da capital fluminense. Sua formação é decorrente de eventos erosivos que desgastaram a rocha e esculpiram nela a feição que se assemelha à de um cão de guarda. 

(Reprodução/Desviantes)

5. Esfinge de Balochistan, no Paquistão

Na Antiguidade, monumentos grandiosos e construções faraônicas revolucionaram a engenharia no Oriente Médio, mas este pedaço do mundo também abriga formações naturais que parecem esculpidas pela mão do homem. Uma delas é esta esfinge localizada no Paquistão, que, diferente da encontrada no Egito, foi moldada pela ação dos ventos e da chuva durante muito tempo. 

(Reprodução/Webecoist)

6. Skull Rock, nos Estados Unidos

Esta formação de granito parecida com um crânio humano é uma das principais atrações do Parque Nacional Joshua Tree, localizado no sul do estado da Califórnia. Sua aparência cadavérica se deve a um processo de erosão iniciado há milhares de anos.

(Reprodução/MNN)

7. Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Reza a lenda que esta curiosa formação é a parte que restou de uma estrada de pedra construída pelo gigante Finn McCool, que pretendia ir até a Escócia e derrotar o seu grande rival, Benandonner. A versão dos pesquisadores é outra: ela teria se originado a partir do endurecimento de porções de lava que deixaram o interior da Terra há 60 milhões de anos sobre o terreno de pedra calcária. 

(Reprodução/Webecoist)

8. Wave Rock, na Austrália

Localizada em Hyden, no oeste da Austrália, esta formação de granito que lembra muito uma onda gigante tem 14 metros de altura, 110 metros de extensão e data de 2,7 bilhões de anos atrás. Especialistas afirmam que a sua forma decorre da erosão que a rocha sofreu ao longo do tempo, além do intemperismo químico provocado pela água subterrânea da região. 

(Reprodução/Webecoist)

Fonte

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: