SPFW: tendências de beleza para o verão 2013
Seja o primeiro a compartilhar

SPFW: tendências de beleza para o verão 2013

Equipe MegaCurioso

Amapô, Paula Raia e Samuel Cirnansck. Fonte: Agência Fotosite

Depois de conferir as tendências de beleza para o verão que passaram pelos desfiles do Fashion Rio, é hora de ver quais as apostas da semana de moda paulistana para os dias quentes. Vale ressaltar que, em ambos os eventos, a beleza natural ganhou destaque na passarela.

Para o verão, a dica é apostar na cor, levando em consideração as apresentações da São Paulo Fashion Week. Sombras, delineadores e batons em tons vibrantes ganharam espaço, com coberturas bastante variadas. O gloss saiu dos lábios e foi parar nos olhos, dando um efeito molhado às pálpebras.

Outra dica é cuidar bem da pele no inverno, pois a promessa é de que no calor a pele saudável desfile pelas ruas sem cobertura, apenas com retoques para disfarçar imperfeições, blush para bronzear e muita iluminação.

Nos cabelos, os ondulados prometem estar em ata na temporada, assim como lisos com efeito molhado e risca lateral. Para quem gosta de uma aparência natural, o novo beach hair apresentado pela Colcci, com menos ondas e mais textura, deve agradar.

Confira abaixo a lista completa de tendências de cabelo e maquiagem para colocar em prática e se prepare para o verão.

Naturalmente bela

Jefferson Kulig e Lino Villaventura. Fonte: Agência Fotosite

Assim como no Fashion Rio, a beleza natural ficou em evidência na passarela paulistana. As modelos surgiram parecendo não ter nada na pele, exibindo uma face bem tratada e livre de falhas ou da aparência carregada.

A boa notícia é que essa tendência pode ser facilmente reproduzida em casa. Basta corrigir as imperfeições, apostar em bases de acabamento leve (ou mesmo apenas no hidratante), máscara para cílios incolor, blush pêssego ou rosado e hidratante para os lábios.

Para preparar a pele, você também pode apostar no primer, para suavizar a aparência dos poros, e no corretivo. Outra dica é iluminar a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, acima das maçãs do rosto, no centro do nariz e do queixo.

Grifes como Jefferson Kulig, Paula Raia e Colcci apostaram na valorização da beleza natural, com produções que combinam perfeitamente com um dia de verão.

Sobrancelhas em destaque

Amapô, Glória Coelho e Vitorino Campos. Fonte: Agência Fotosite

Se a beleza natural estará em alta, vale apostar em sobrancelhas bem modeladas e desenhadas para que o rosto ganhe contornos perfeitos. Em alguns desfiles, como de Glória Coelho, Água de Coco e Rodrigo Rosner, elas foram maquiadas para chamar a atenção na produção.

Porém, quem prefere sobrancelhas discretas pode seguir tendências na direção oposta, como a proposta por Huis Clos, que descoloriu os fios das modelos, conquistando uma expressão mais suave, ao mesmo tempo em que destaca os olhos.

Sombra simples mas de todas as cores

Juliana Jabour, Neon e Água de Coco. Fonte: Agência Fotosite

Se você acha os esfumados que apareceram em outras temporadas difíceis de serem imitados em casa, pode comemorar: no verão 2013, a mistura de cores dá lugar ao predomínio de apenas um tom na pálpebra, tornando o make mais fácil de ser reproduzido. A novidade é que as opções de cores para investir estão bastante democráticas, indo do básico marrom ao inusitado azul com brilho.

Aquelas que gostam dos tons básicos podem apostar no marrom para os looks diurnos (que também apareceu com frequência na semana de moda carioca), e no dourado ou cobre para as produções noturnas. Grifes como Animale, Samuel Cirnanski e Água de Coco seguiram essa linha, recorrendo ao marrom como forma de dar profundidade aos olhos.

Nesse contexto, o preto perde a força conquistada em outras estações, aparecendo menos na passarela paulistana. A Ellus foi uma das poucas que optou pela cor.

Para combinar com o clima quente do verão, as mais ousadas poderão abusar das sombras e delineadores coloridos, que apareceram em uma incrível variedade de tons na SPFW. Houve espaço para azul, verde e laranja. Juliana Jabour, Neon e Teca foram as marcas que apostaram em olhos coloridos para o verão.

Gloss além dos lábios

Ellus. Fonte: Agência Fotosite

O gloss incolor ganhou uma utilidade a mais na SPFW: o brilho saiu dos lábios e foi parar nas pálpebras como uma das propostas inovadoras dos stylists da semana de moda. Na Ellus, o produto apareceu sobreposto à sombra preta, que foi aplicada de forma gráfica.

O brilho do gloss incolor pode ser usado também nas maçãs do rosto durante o verão, para deixar o visual iluminado para o calor. Mas se você não gostar da textura pegajosa do produto, vale substitui-lo por brilho labial, que é mais espesso, ou ainda pelos iluminadores comuns, em pó ou creme.

Blush que bronzeia ou dá saúde

Osklen e R. Rosner. Fonte: Agência Fotosite

Quando o assunto é blush, as cores usadas na SPFW seguem a mesma proposta das passarelas cariocas. Algumas marcas apostaram no terracota para garantir uma aparência bronzeada, enquanto outras preferiram as versões rosadas, que dão um ar de saúde ao make com aparência natural.

Para entrar na tendência bronzeada, aplique o blush logo abaixo das maçãs do rosto, no alto do nariz e um pouco no queixo, seguindo os locais da face em que o sol costuma queimar mais. Depois, esfume bem para que o resultado seja natural. As mulheres mais branquinhas podem optar pelo blush pêssego, que vai proporcionar o efeito bronzeado com naturalidade.

Batom vibrante

Iódice, Fause Haten e Adriana Degreas. Fonte: Agência Fotosite

Quem pretende dar um toque de cor à beleza natural vai poder abusar dos batons vibrantes. Na SPFW, eles apareceram com variedade de cores e acabamentos, para agradar a todas. Você pode escolher entre laranja, vermelho, rosa-claro com fundo lilás, rosa mais intenso (com fundo roxo) e o coral.

As coberturas também são democráticas: o matte dividiu espaço na passarela com os cremosos e com bocas com generosas camadas de gloss por cima da cor. Marcas como Adriana Degreas, Iódice, Fórum e Juliana Jabour apostaram nos lábios vibrantes. Essa última, inclusive, apresentou um make com mistura de tonalidades, usando sombra, blush e batom coloridos e bem marcados na pele.

Porém, quem gosta de um look mais discreto pode continuar a abusar do batom nude, que também apareceu em alguns desfiles paulistanos.

Rabo de cavalo baixo

Vitorino Campos. Fonte: Agência Fotosite

Aquelas que recorrem ao rabo de cavalo para as produções mais básicas do dia a dia vão poder entrar nas tendências com uma mudança simples. Basta prender os fios em uma altura mais baixa, rente à nuca, conquistando um visual refinado sem esforço.

Vale deixar a cabeleira bem lisa, fazer uma divisão com risca lateral e prender. É possível ainda ousar, apostando no efeito molhado com a ajuda de um gel apropriado. O rabo de cavalo baixo apareceu no verão de grifes como Gloria Coelho, Triton e Vitorino Campos.

Mistura de texturas

Iodice, Juliana Jabour e Forum. Fonte: Agência Fotosite

Na próxima estação, você não precisa escolher usar o cabelo liso ou ondulado. Você pode misturar as texturas no penteado, começando com o efeito molhado e deixando os fios ondulados no fim das mechas ou, ainda, bem frisados nas pontas, como fez a Juliana Jabour.

Outras marcas também apostaram na mescla de estilos na cabeleira, como Fernanda Yamamoto e Fórum, que deixaram os fios com duas texturas: no topo, gel ou mousse para deixar os fios “molhados”, enquanto na extensão das mechas o efeito era descuidado.

Animal print nos cabelos

Animale. Fonte: Agência Fotosite

Se você achou a tendência da mistura de texturas estranha para os fios, saiba que algumas marcas que se apresentaram na SPFW foram além. No caso da Animale, o animal print saiu das roupas e foi para os cabelos, com fios pintados especialmente para o desfile.

O stylist Marcos Weber foi o criador do estilo e se inspirou em zebras e leopardos para fazer as mechas, que ficaram apenas no meio do cabelo, podendo ser escondidas facilmente. Resta saber se essa tendência vai realmente sair da passarela para as ruas.

Ondulados sofisticados

Paula Raia. Fonte: Agência Fotosite

Em alguns desfiles paulistanos, o ondulado surgiu como uma opção de visual simples e sofisticado. A grife Paula Raia se destacou ao apresentar modelos com cabelos com ondas largas de textura escovada, graças à combinação de spray e baby liss.

Para conseguir o efeito, é preciso deixar o topo e as pontas das mechas lisos, ondulando o meio do cabelo com a ajuda do baby liss, que deverá ser aplicado sempre na horizontal. Vale lembrar que o estilo se adéqua perfeitamente a ocasiões formais, sendo muito charmoso.

Novo beach hair

Colcci. Fonte: Agência Fotosite

A Colcci também escolheu um visual que se destacou na SPFW. A proposta da marca é um novo beach hair, com ondas mais discretas e ênfase na textura. A boa notícia é que esse visual também pode ser facilmente imitado no dia a dia: basta amassar os fios em vez de alisá-los, usando o ar frio dos secadores de cabelo. Para que o efeito seja prolongado, aposte no spray.

Efeito molhado

Fernanda Yamamoto e Reinaldo Lourenço. Fonte: Agência Fotosite

Assim como no Fashion Rio, os fios com efeito molhado fizeram sucesso na passarela em São Paulo. Além da versão texturizada apresentada por outras grifes, como a Adriana Degreas, o estilo também foi aplicado em coques presos bem no alto da cabeça e em rabos de cavalo.

Risca lateral

Reinaldo Lourenço, Fernanda Yamamoto e Glória Coelho. Fonte: Agência Fotosite

Essa é outra tendência que apareceu constantemente na semana de moda carioca e foi utilizada também por algumas grifes em São Paulo. A risca lateral apareceu em lisos com efeito molhado, rabos de cabelo e coques. Marcas como Iódice, Ellus, Glória Coelho, Lino Villaventura e Reinaldo Lourenço abusaram do estilo.

Cabelo permanente

Alexandre Herchcovitch. Fonte: Agência Fotosite

Alexandre Herchcovitch apostou em um look anos 80 para o cabelo das modelos. A aposta foi nos fios com permanente, bem enrolados e com bastante volume. Para imitar em casa, é preciso tempo e paciência, pois o baby liss precisa ser aplicado em pequenas mechas, da raiz às pontas. Depois, é só caprichar no spray fixador.

Topete

Movimento. Fonte: Agência Fotosite

Essa é outra tendência que também apareceu no Fashion Rio. As versões variam, com pegada da década de 1980 ou 1990, mas é possível apostar no estilo neste verão sem medo. Entre as marcas que investiram em topetes estão a Movimento, a Triton e a Iódice.

E você, vai apostar nessa e nas outras tendências nesse verão?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER